Aflibercepte

De InfoSUS
Revisão de 22h04min de 23 de maio de 2013 por Anonimo (Discussão | contribs) (Criou página com '==Classe terapêutica== anti - VEGF A (Fator de Crescimento Endotelial Vascular A) ==Nomes comerciais== Eylia ==Principais informações== Aflibercepte é indicado pa...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

anti - VEGF A (Fator de Crescimento Endotelial Vascular A)

Nomes comerciais

Eylia

Principais informações

Aflibercepte é indicado para o tratamento de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) do tipo neovascular (úmida). Ele atua bloqueando a atividade de um grupo de fatores conhecidos como Fator de Crescimento Endotelial Vascular A e o Fator de Crescimento Placentário (PIGF). Em pacientes com DMRI úmida, esses fatores causam a formação anormal de novos vasos sanguíneos no olho [1].

A DMRI (também chamada de maculopatia relacionada à idade ou degeneração macular senil) é doença de alta prevalência em pacientes acima de 60 anos de idade, correspondendo atualmente à maior causa de cegueira em pacientes nessa faixa etária. A DMRI pode se manifestar da forma seca (mais comum, 90% dos casos) e forma úmida ou exudativa (10% dos casos).

Atualmente a DMRI seca não apresenta terapêutica com potencial de melhora da visão ou regressão da doença; somente o estudo AREDS (Age-Related Eye Disease Study) demonstrou redução da progressão da doença com suplementação vitamínica e de minerais nos grupos com DMRI seca intermediária e avançada [2].


Informações sobre o medicamento/alternativas

Referências

  1. Bula do Medicamento Eylia
  2. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas - Degeneração Macular Relacionada a Idade (Forma Neovascular)