Pazopanibe
Índice
Classe terapêutica
Antineoplásico
Nomes comerciais
Votrient
Resumo
As Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Carcinoma de Células Renais do Ministério da Saúde citam o pazopanibe como opção terapêutica para o tratamento de câncer renal (carcinoma de células renais), porém, não houve portaria subsequente criando novo procedimento e/ou alterando descrições e valores do procedimento e assim, as Unidades de Oncologia do SUS não oferecem este tratamento.
Principais informações
Pazopanibe é um inibidor potente de alvo múltiplo de tirosina quinase dos receptores de VEGFR 1, 2 e 3, de PDGFR α e β, e de c-KIT. Pode diminuir e interromper o crescimento de células cancerígenas, ou mesmo destruí-las, em alguns tipos de câncer de células renais em estágio avançado e/ou metastático.
Registro na Anvisa
Este medicamento tem registro na ANVISA. Pazopanibe está indicado no Brasil, conforme bula aprovada pela ANVISA, para o tratamento de carcinoma de células renais (CCR) avançado e/ou metastático. [1]
Disponibilidade do medicamento no SUS
A Portaria nº 1440, de 16 de dezembro de 2014 do Ministério da Saúde que aprova as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Carcinoma de Células Renais, cita o pazopanibe como opção terapêutica para tratamento paliativo de câncer de células renais metastático, entre outros.
Porém, o valor pago (R$ 571,50) em APAC para este fim, através do código 03.04.02.016-8 (Quimioterapia do câncer renal avançado) não cobre o custeio do tratamento com este medicamento e não houve portaria subsequente criando novo procedimento e/ou alterando descrições e valores do procedimento 03.04.02.016-8, então, na prática, apesar da Portaria nº 1440 citar o pazopanibe como opção terapêutica, não foi oferecido PELA UNIÃO, a solução de financiamento deste medicamento e assim, as Unidades de Oncologia do SUS não oferecem este tratamento.