Esilato de nintedanibe

Revisão de 19h29min de 30 de junho de 2016 por Anonimo (Discussão | contribs)

Índice

Classe terapêutica

Agente antineoplásico, inibidor da proteína quinase. [1]

Nomes comerciais

Ofev

Principais informações

Nintedanib é um medicamento utilizado no tratamento da fibrose pulmonar idiopática (FPI) em adultos. A FPI é uma doença crônica na qual se verifica a formação contínua de tecido fibroso duro nos pulmões, o que causa tosse persistente e falta de ar (dispneia) grave. Dado o número de doentes afetados por FPI ser reduzido, a doença é considerada rara, por isso nintedanib foi designado como um medicamento órfão (medicamento utilizado em doenças raras) em 26 de abril de 2013.

O Comitê dos Medicamentos para Uso Humano (Agency’s Committee for Medicinal Products for Human Use - CHMP) da Agência de Medicina Européia concluiu que os benefícios do nintedanib são superiores aos seus riscos e recomendou a sua aprovação para utilização na União Européia.[2].

A Comissão Europeia concedeu uma autorização válida em toda a União Europeia para em 21 de novembro de 2014. [3].

O medicamento nintedanib é aprovado pelo FDA para tratamento da fibrose pulmonar idiopática em outubro de 2015.[4].

Já na ANVISA o medicamento nintedanib é registrado e tem sua bula aprovada em outubro de 2015, como antineoplásico e indicado para o tratamento e retardo da progressão da fibrose pulmonar idiopática.

Informações sobre o medicamento/alternativas

O fármaco nintedanib NÃO ESTÁ PADRONIZADO em NENHUM dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas.

Referências