Etionamida
Índice
NOMES COMERCIAIS
TUBERONA
REGISTRO NA ANVISA
SIM
CLASSE TERAPÊUTICA
Tuberculostático
INDICAÇÃO
Etionamida está indicada para o tratamento da tuberculose, nos casos de falência do tratamento com outras drogas e sempre associada com outros tuberculostáticos (estreptomicina, etambutol, pirazinamida).
Também está indicada em alguns casos de infecção por micobactérias atípicas, tratamento da hanseníase em situações especiais (impossibilidade de usar a dapsona ou a clofazimina) e em associação com outros fármacos (rifampicina e dapsona ou clofazimina)[1].
PADRONIZAÇÃO NO SUS
RENAME 2014 / CESAF (Componente Estratégico de Assistência Farmacêutica)
O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos, para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis, contemplados em programas estratégicos de saúde do SUS.
O financiamento e a aquisição deste medicamento são de responsabilidade do Ministério da Saúde, a distribuição às Regionais ou Municípios é de responsabilidade dos Estados e a dispensação é de responsabilidade dos municípios.
APRESENTAÇÕES PADRONIZADAS
- etionamida 250mg (comprimido)
DISPONIBILIZADO PARA
Portadores de Tuberculose, conforme Guia de vigilância em saúde (2014) e Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil (2011).