Alterações

Diacereína

9 bytes adicionados, 11h56min de 10 de fevereiro de 2015
Principais informações
==Principais informações==
['''Diacereína] ''' é indicada no tratamento sintomático da osteoartrite (artrose e afecções articulares do tipo degenerativo)<ref> [http://www.trbpharma.com.br/bulas/Bula-Artrodar.pdf Bula do medicamento]</ref>.
É um fármaco de ação lenta para o tratamento da osteoartrose (AASAL). Mostrou inibir a síntese de citocinas pró-inflamatórias, tais como a interleucina 1 (IL-1), e a síntese de proteases e radicais livres de oxigênio, todos envolvidos no processo de degradação cartilaginosa<ref>[http://u.saude.gov.br/images/pdf/2014/setembro/09/Diacereina--atualizada-em-18-10-2013-.pdf Nota Técnica do Ministério da Saúde – Diacereína]</ref>.
Esse medicamento estimula a produção de componentes da cartilagem, além de bloquear os principais mediadores da resposta inflamatória envolvidos na degradação dessa estrutura. Essas propriedades lhe conferem atividades anti-osteoartrósicas e, moderadamente, analgésica, anti-inflamatória e antipirética<ref> [http://www.trbpharma.com.br/bulas/Bula-Artrodar.pdf Bula do medicamento]</ref>.
'''Diacereína ''' possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA para o tratamento sintomático da osteoartrose (artrose e afecções articulares do tipo degenerativo) <ref>[http://u.saude.gov.br/images/pdf/2014/setembro/09/Diacereina--atualizada-em-18-10-2013-.pdf Nota Técnica do Ministério da Saúde – Diacereína]</ref>.
Em setembro de 2014, a European Medicines Agency publicou um documento listando as restrições de utilização de medicamentos contendo diacereína, devido aos efeitos gastrintestinais e hepáticos. Devido aos riscos associados à diarréia grave, a diacereína deixou de ser recomendada a pacientes com idade igual ou superior a 65 anos. Além disso, a recomendação é de que os medicamentos contendo diacereína deixem de ser utilizados em pacientes com doença hepática ou com história prévia de doença hepática<ref> [http://www.ema.europa.eu/ema/index.jsp?curl=pages/medicines/human/referrals/Diacerein-containing_medicines_for_oral_administration/human_referral_prac_000010.jsp&mid=WC0b01ac05805c516f Diacerein-containing medicines for oral administration]</ref>.
Estudo recente demonstrou a eficácia de um programa de exercícios para melhorar a força muscular, mobilidade e coordenação em pacientes com osteoartrose de joelho ou de quadril. Neste estudo, os pacientes randomizados para o grupo do exercício não só tiveram melhora da dor e incapacidade, mas também relataram tomar menos paracetamol e recorridos a menos visitas ao médico por 12 semanas após a entrada<ref> [American College of Rheumatology Subcommittee on Osteoarthritis Guidelines. Recommendations for the medical management of osteoarthritis of the hip and knee. 2000 Update. Arthritis Rheum 2000;43(9):1905-15]</ref>.
De acordo com o Projeto Diretrizes para o tratamento da osteoartrite (artrose), a terapia medicamentosa de primeira escolha é o paracetamol, em pacientes com manifestação leve ou moderada. Em pacientes que apresentam quadro inflamatório evidente, podem ser indicados antiinflamatórios como o ibuprofeno, prednisona, prednisolona e dexametasona
 
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
Leitor
3 420
edições