Alterações

Exame Farmacogenético

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CONCLUSÕES
== CONCLUSÕES ==
Apesar de inicialmente existirem altas expectativas relacionadas a uma possível ferramenta capaz de auxiliar o tratamento com antidepressivos, '''estudos avaliando a eficácia do uso de testes farmacogenômicos para antidepressivos têm mostrados resultados divergentes.'''
A decisão de usar um determinado regime de tratamento farmacológico nos transtornos mentais Não obstante, a '''aplicabilidade dos testes farmacogenéticos pode encontrar desafiostambém ser limitada''', devido à complexidade genéticaou seja, variações do metabolismo dos fármacos e outros aspectos clínicos dos pacientes (comorbidades, outras medicações). Aindanão tendo grande auxílio na prática clínica, que se considerar o poder aquisitivo do paciente, pois '''não somente o custo há diretrizes padronizadas''' em relação às recomendações clínicas entre os principais repositórios de dados farmacogenômicos. Além do teste pode ser elevado (R$ 1.700,00 que muitos dos casos de suposta "refratariedade" podem estar muito mais relacionadas a R$ 4.500,00), mas também o acesso às medicações também pode ser limitadaboicotes no tratamento e má adesão.
Não obstante, a aplicabilidade dos testes farmacogenéticos Ainda há que se considerar que o '''custo''' do teste pode também ser limitada'''elevado''' (R$ 1.700, ou seja, não tendo grande auxílio na prática clínica, já que não há diretrizes padronizadas em relação às recomendações clínicas entre os principais repositórios de dados farmacogenômicos00 a R$ 4. Alé500, do que muitos dos casos de suposta "refratariedade" podem estar muito mais relacionadas a boicotes no tratamento e má adesão00).
 Por tais motivos, n'''ão não há previsão de inclusão de testes farmacogenéticos na rede pública.'''
== REFERÊNCIAS ==
Brito RB. Aplicação dos testes farmacogenéticos na psiquiatria clínica. In: Associação Brasileira de Psiquiatria; Nardi AE, Silva AG, Quevedo JL, organizadores. PROPSIQ Programa de Atualização em Psiquiatria: Ciclo 8. Porto Alegre: Artmed Panamericana; 2019. p. 91–124. (Sistema de Educação Continuada a Distância, v. 4).
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