*<span style="font-size:large;color:Red">''ÁCIDO HIALURÔNICOCURATIVO COM ALGINATO DE CÁLCIO''</span>
O ácido hialurônico é o único GAG não-sulfatado da matriz extracelular. Possui o papel crítico na manutenção da estrutura e da integridade da pele, assim como na cicatrização das lesões. É muito utilizado no tratamento das lesões crônicas. '''Indicações''': - Queimaduras de segundo grau; - Áreas cruentas pós trauma ou ressecção cirúrgica; - Feridas de tecido granulado; - Áreas receptoras e doadoras de enxertos dermo-cutâneos; '''Contra-indicação:''' - Feridas que apresentam secreção purulenta; '''Vantagens''': - Preserva o tecido de granulação; - Não adere ao leito da ferida; '''Frequência de troca:''' - A Troca de um curativo deve ocorrer em média altamente absorvente composto de 12 a 24 horas. *<span style="font-size:large;color:Red">''ALGINATO DE CÁLCIO E SÓDIO''</span> São constituídos por fibras extraídas alginato de algas marinhas marrons, compostas pelos Ácidos Gulurônico e Manurônico, apresentando íons cálcio e sódio incorporadoscarboximetilcelulose sódica. Quando em No contato com o exsudato forma da ferida, o curativo se torna um gel hidrofílico macio e não aderente que proporciona um coeso, promovendo a otimização do meio ambiente úmido sobre . O gel formado permite a superfície remoção íntegra do curativo, não deixando resíduos no leito da ferida, promovendo . Tem propriedades hemostáticas e facilita o desbridamento autolítico e absorvendo o excesso de exsudato, permitindo promovendo a remoção sem trauma, com pequeno ou nenhum dano para o predominância e estimulação do tecido recém-formado criando, desse modo, um meio adequado para o processo de cicatrização. Além disso, os alginatos de cálcio não são tóxicos e nem alergênicos e são totalmente biodegradáveis, com pouca ou nenhuma reação tissulargranulação.
'''Indicações''':
- Feridas de moderada a altamente exsudativas, com sangramento, limpas ou infectadas, agudas ou crônicas, superficiais ou profundasde qualquer etiologia;-Feridas Oncológicas;-Feridas Sangrantes;-Feridas recém desbridadas cirúrgicas.
'''Freqüência de troca''':
- Para feridas infectadas, efetuar a troca, no máximo, a cada 24 horas ou de acordo com a orientação do profissional de saúde.
- Para feridas limpas exsudativas, efetuar a troca quando o curativo estiver saturado ou de acordo com a orientação do profissional da saúde, não deixando permanecer por mais de sete dias.
* <span style="font-size:large;color:Red">''ALGINATO DE CÁLCIO COM CARVÃO ATIVADO''</span>
Cobertura que associa o alginato de cálcio e o carvão ativado. O curativo é formado por três camadas: camada interna (alginato de cálcio e sódio); camada intermediária (carvão ativado); camada externa (hidrofibra). Favorece desbridamento autolítico; Controla o odor; Não adere ao leito da ferida;
'''Indicação:'''
- Feridas fétidas;
- Infectadas;
- Com grande quantidade de exsudato.
'''Freqüência de troca:'''
- deve ocorrer segundo a saturação, em média 48 á 72 horas.
* <span style="font-size:large;color:Red">''ALGINATO DE CÁLCIO E HIDROCOLÓIDE''</span>
Cobertura que associa o alginato de cálcio e o hidrocolóide.
'''Indicação:'''
- Feridas limpas com média e pequena quantidade de exsudato;
- Prevenção de úlcera de pressão;
- Queimaduras de segundo grau;
'''Composição:'''
- Camada interna (gelatina, pectina, alginato, carboximetilcelulose)
- Camada externa (espuma de poliuretano)
'''Freqüência de troca:'''
- Em média 48 horas
*<span style="font-size:large;color:Red">''ALGINATO DE CÁLCIO E PRATA''</span>
Composto por alginato de cálcio e prata. A prata oferece uma ação microbiana. O alginato de cálcio atua absorvendo o exsudato.
'''Indicação:'''
-Queimadura de segundo grau, superficial ou profunda.
-Área doadora e receptora de enxertos.
-Lesões traumáticas.
-Úlcera crônica vasculogênica, úlcera de pressão, neuropatia diabética.
'''Freqüência de troca:'''
- Dependendo da quantidade de exsudato, pode permanecer por vários dias. Geralmente necessita ser substituído a cada 48 ou 72 horas.
*<span style="font-size:large;color:Red">''BOTA DE UNNA''</span>
O produto manipulado consiste Bandagem de uma gaze compressão não-elástica contendo impregnada com pasta à base de óxido de zinco, glicerinagoma acácia, gelatina em pó e água; O produto comercializado é acrescido de glicerina, acáciaglicerol, óleo decastor rícino e petrolato branco para evitar o endurecimentoágua deionizada. Facilita Exerce força de contensão no membro acometido durante deambulação, aumentando o retorno venoso . Promove fibrinólise e auxilia na cicatrização de úlceras; Evita edema dos membros inferiores. Devem ser observados sinais de infecção aumenta a pressão intersticial local ou sistêmica durante a utilização da bota.
'''Indicação:'''
- Tratamento ambulatorial e domiciliar de úlceras venosas de perna e edema linfático.
'''Tipos de Feridas:'''
- Úlceras venosas
- Edema linfático.
'''Contra – indicação:'''
*<span style="font-size:large;color:Red">''CARVÃO ATIVADOCOM PRATA RECORTÁVEL''</span> Cobertura de contato de baixa aderência, envolta por camada de tecido não tecido e almofada impregnada por carvão ativado. O carvão ativado absorve o exsudato e filtra o odor; O curativo não pode ser cortado para não ocorrer liberação do carvão na lesão; Quando reduzir o exsudato e o odor e houver granulação da ferida, substituir o carvão ativado por outro tipo de curativo que promova a manutenção do meio úmido. '''indicação:''' - Feridas exsudativas, com ou sem odor. '''Tipos de Feridas''': - Feridas com odor fétido; '''Contra – indicação:''' - Feridas limpas - Lesões de queimadura. '''Frequência de Troca:''' - Trocar a cobertura secundária sempre que estiver saturada; - Trocar o curativo de carvão ativado de 3 a 7 dias.
*<span style="font-size:large;color:Red">''CARVÃO ATIVADO E PRATA''</span> Cobertura de contato de baixa aderênciaÉ uma cobertura estéril, recortável, envolta por camada composto de tecido não tecido e almofada impregnada por de carvão ativado e impregnado com 25 µg/cm2 de prata a 0,15%prensadapor duas camadas de rayon/nylon. O tecido de carvão ativado absorve o exsudato adsorve os gases voláteis, responsáveis pelo mau cheiro e filtra o odor; os microorganismos produtores dessa substância. A prata impregnada no tecido de carvão exerce ação efeito bactericida. O curativo não pode ser cortado para não ocorrer liberação do carvão ou da prata na lesão; Quando reduzir o exsudato e o odor e houver granulação sobre os microorganismos auxiliando no controle de infecção da ferida, substituir o carvão ativado com prata por outro tipo de curativo que promova a manutenção do meio úmido.Realiza desbridamento autolitico.
'''Indicação:'''
- Feridas com moderada a intensa exsudação, infectadas exsudativasou não, com ou sem odor. '''Tipos de Feridas:''' - Feridas com odor fétido; Feridas infectadas. '''Contra – indicação:''' - Feridas limpas e lesões de queimadura. '''Frequência de Troca:''' - Trocar a cobertura secundária quando estiver saturada; - Trocar o curativo de carvão ativado de 3 a 7 dias.
*<span style="font-size:large;color:Red">''COLAGENASE''</span>
Colagenase costridiopeptidase A e enzimas proteolíticas. Age seletivamente degradando o colágeno nativo da ferida. Há controvérsias quanto a eficácia das pomadas enzimáticas comoestimulador da granulação e epitelização, visto que com o aumento dos níveis É uma pomada à base de uma enzima chamada de ação das proteinases, temos colagenase obtida a degradação dos fatores de crescimento e dos receptores de membrana celular, que são importantes para o processo partir de cicatrizaçãoculturas do Clostridium histolyticum . '''Indicação:''' - Desbridamento É um agente desbridante enzimático suave e não invasivo de lesões. '''Tipos de Feridas:''' - Feridas com tecido desvitalizado. '''Contra – indicação:''' - Feridas com cicatrização por 1ª intenção; - Em indivíduos sensíveis às enzimas '''Frequência de Troca:''' - A cada 24 horas. ---- *<span style="font-size:large;color:Red">''COLÁGENO E ALGINATO''</span> Colágeno 90% - oferece resistência e apoio estrutural à proliferação celular. Alginato 10% - controla Promove o exsudato e mantém a preparo do leito da ferida úmida. '''Indicação:''' Feridas limpas, através da limpeza enzimática das áreas com pouco exsudativa, com ausência de tecido necrótico-fibrinoso e sem sinais de infecção. '''Frequência de troca:''' O colágeno tende a ser absorvido pelo leito da ferida, servindo de substrato não viável para formação de camada basal da pele. É substituído, em média, a cada 48-72 horascicatrização.