A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia elaborou o parecer EFICÁCIA DOS PROTOCOLOS CLÍNICOS E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS NO TRATAMENTO DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA em 2018, Resposta ao Ofício PR/GO Nº 5214/2018, Ref.: N.F. nº 1.18.000.002688/2018-18, de 22/10/2018. Dele, transcrevemos o que segue:
... "Existem inúmeras categorias de tratamentos, entre elas: intervenção precoce, métodos comportamentais,métodos desenvolvimentistas, métodos estruturados, teorias bioecológicas ou naturalistas baseadas na interação, e as terapias já citadas anteriormente. Especificamente em relação aos métodos ABA, Floor on Time ou DIR e Denver, citados, são considerados duas entre as diversas abordagens possíveis, mas cabe lembrar que não as únicas. Quanto às evidências científicas sobre os métodos, podemos citar o estudo de revisão sistemática de Fernandes e Amato1, que analisou 52 artigos com o método ABA que analisaram o tratamento de 663 participantes e que conclui sobre a impossibilidade de realizar uma meta-análise nos dados, devido à ausência de critérios de inclusão e caracterização comparáveis, o que levou as autoras a concluírem que '''não há evidência suficiente para corroborar a preponderância deste método sobre outras alternativas.
'''
Alguns autores questionam a bioética da intervenção ABA neste contexto e os conflitos de interesse (COIs) existentes nos trabalhos científicos do tema. . Um trabalho detectou que 87% dos estudos com declarações afirmando que os autores não tinham COIs, foram de autoria de pesquisadores que tinham COIs de consultoria clínica / de treinamento.
Ao Porém, ao longo de décadas de '''pesquisas científicas empíricas''', acumularam se evidências científicas de que intervenções baseadas em ABA, '''quando adequadamente realizadas, logram bons prognósticos em pessoas com TEA, principalmente na primeira infância.''' Por bons prognósticos, entenda-se o manejo adequado de comportamentos disruptivos em paralelo com o desenvolvimento de diferentes habilidades essenciais ao sujeito. Por realização adequada, entenda-se terapia precoce, intensiva e realizada por profissionais especializados. Acerca dos pontos ora abordados, oportuno transcrever trecho das conclusões de analistas do comportamento brasileiros revisando a literatura estrangeira acerca de alguns dos pontos ora tratados:
=='''Atuações Profissionais'''==