Alterações

Ácido acetilsalicílico de revestimento entérico

148 bytes adicionados, 11h51min de 15 de agosto de 2019
sem sumário de edição
Entretanto, cabe salientar que o medicamento '''[[ácido acetilsalicílico]](mesmo princípio ativo)''', '''nas apresentações 100 mg e 500 mg (comprimido)''', '''está disponível no SUS pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)''', sendo a '''disponibilização desse medicamento OBRIGATÓRIA e de responsabilidade dos municípios'''. ''O acesso aos medicamentos do CBAF se dá por meio das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS''.
==Saúde Baseada em Evidências==
*'''Considerações:''' Estudo realizado por Kelly e colaboradores<ref>[https://www.thelancet.com/pdfs/journals/lancet/PIIS0140-6736(96)01254-8.pdf Kelly, JP ''et al.'' Risk of aspirin-accosiated major upper-gastrointestinal bleeding with enteric-coated or buffered product. The Lancet. 348:1413-1416, 1996e colaboradores] Acesso 10/05/2019</ref>, em (1996, ) mostra que '''''o uso de baixas doses do ácido acetilsalicílico''''' tamponado ou '''''de revestimento entérico aumenta o risco de sangramento gastrointestinal quando comparada a formulação tradicional'''. Os autores discutiram que o mecanismo de ação não difere nas diferentes apresentações do ácido acetilsalicílico, ou seja, '''o sangramento digestivo secundário ao ácido acetilsalicílico é decorrente principalmente de seus efeitos sistêmicos (inibição da PGE2) e não da sua ação local no estômago'''. Os autores alertam que a suposição de que estas formulações seriam menos prejudiciais que a formulação tradicional pode estar equivocada.
==Referências==
<references/>
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''
3 827
edições