Alterações

Pravastatina sódica

3 bytes removidos, 17h48min de 5 de fevereiro de 2019
Indicações
– Doença arterial coronariana: Em pacientes com histórico de infarto do miocárdio ou angina pectoris instável (dor no coração), o medicamento [[Pravastatina sódica]] é indicado para diminuir o risco de morte, tanto pela doença arterial coronariana quanto pela repetição de evento anterior (inclusive infarto do miocárdio); para diminuir a necessidade de procedimentos de revascularização (por cirurgia ou cateterismo) e para diminuir a necessidade de hospitalização.
– Hipercolesterolemia e dislipidemia: o medicamento [[Pravastatina sódica]] é indicado para a redução dos níveis elevados de diversas gorduras prejudiciais do sangue (LDL-colesterol, colesterol total, apolipoproteína B e triglicérides) e para aumentar o HDL-colesterol em pessoas com hipercolesterolemia primária e dislipidemia mista (classificação de Frederickson tipo IIa, IIb, III e IV), como adjuvante da dieta, quando a resposta à dieta e a outros tratamentos não farmacológicos (por exemplo, exercício, redução de peso) é insuficiente. Antes de se iniciar o tratamento com [[Pravastatina sódica]], as outras causas de aumento do colesterol deverão ser excluídas. Entre essas outras causas destacam-se: a obesidade, o diabete mal controlado, hipotireoidismo, síndrome nefrótica, desproteinemias, doença do fígado, tratamento com outros medicamentos, o alcoolismo.
– Progressão da doença aterosclerótica e eventos cardiovasculares: Em pacientes com colesterol alto com doença cardiovascular, o medicamento [[Pravastatina sódica]] está indicado como adjuvante à dieta para reduzir a velocidade de progressão da aterosclerose e para reduzir a incidência de ataques cardiovasculares. Redução da mortalidade e morbilidade cardiovascular em pacientes com hipercolesterolemia moderada ou grave e em alto risco de um primeiro evento cardiovascular, como adjuvante da dieta.
– Transplantes: Após o transplante de órgãos sólidos (coração e rins), o medicamento [[Pravastatina sódica]] é indicado para aumentar a sobrevida e para reduzir o risco de rejeição aguda em pacientes com transplante renal. Redução da hiperlipidemia pós-transplante em pacientes recebendo terapia imunossupressora após o transplante de órgãos sólidos. <ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=1288662019&pIdAnexo=11019921 Bula do medicamento do profissional] Acesso em: 05/02/2019</ref>
== Padronização no SUS ==
Leitor
3 373
edições