Alterações

Pravastatina sódica

2 413 bytes adicionados, 17h47min de 5 de fevereiro de 2019
Principais informações
Pravastatina sódica
==Principais informaçõesIndicações==
O tratamento com [[Pravastatina sódica]] deve ser feito junto com uma dieta com restrição de gorduras saturadas e colesterol (geralmente presentes em alimentos de origem animal). Seu uso é recomendado quando a resposta à dieta e a outras medidas não medicamentosas falharem ou se mostrarem insuficientes no controle do colesterol. O medicamento [[Pravastatina sódica]], adjuvante a tratamentos não farmacológicos (ex.: dieta, exercícios físicos, redução de peso), está indicado para:
- prevenção – Prevenção e tratamento da doença arterial coronariana: Em pacientes com aumento do colesterol (hipercolesterolemia) sem doença do coração, o medicamento [[Pravastatina sódica]] é indicado associado à dieta para reduzir risco de infarto do miocárdio (infarto do coração). Também é indicado associado aos procedimentos de revascularização do miocárdio (cirurgia de ponte do coração ou cateterismo), quando necessário, assim como na melhora da sobrevida destes pacientes por proporcionar uma redução do risco de morte. – Doença arterial coronariana: Em pacientes com histórico de infarto do miocárdio ou angina pectoris instável (dor no coração), o medicamento [[Pravastatina sódica]] é indicado para diminuir o risco de morte, tanto pela doença arterial coronariana quanto pela repetição de evento anterior (inclusive infarto do miocárdio); para diminuir a necessidade de procedimentos de revascularização (por cirurgia ou cateterismo) e para diminuir a necessidade de hospitalização.
– Hipercolesterolemia e dislipidemia: o medicamento [[Pravastatina sódica]] é indicado para a redução dos níveis elevados de diversas gorduras prejudiciais do sangue (LDL- tratamento da colesterol, colesterol total, apolipoproteína B e triglicérides) e para aumentar o HDL-colesterol em pessoas com hipercolesterolemia primária e dislipidemia; mista (classificação de Frederickson tipo IIa, IIb, III e IV), como adjuvante da dieta, quando a resposta à dieta e a outros tratamentos não farmacológicos (por exemplo, exercício, redução de peso) é insuficiente. Antes de se iniciar o tratamento com [[Pravastatina sódica]], as outras causas de aumento do colesterol deverão ser excluídas. Entre essas outras causas destacam-se: a obesidade, o diabete mal controlado, hipotireoidismo, síndrome nefrótica, desproteinemias, doença do fígado, tratamento com outros medicamentos, o alcoolismo.
- redução – Progressão da doença aterosclerótica e eventos cardiovasculares: Em pacientes com colesterol alto com doença cardiovascular, o medicamento [[Pravastatina sódica]] está indicado como adjuvante à dieta para reduzir a velocidade de progressão da doença aterosclerótica aterosclerose e eventos para reduzir a incidência de ataques cardiovasculares;. Redução da mortalidade e morbilidade cardiovascular em pacientes com hipercolesterolemia moderada ou grave e em alto risco de um primeiro evento cardiovascular, como adjuvante da dieta.
- redução do – Transplantes: Após o transplante de órgãos sólidos (coração e rins), o medicamento [[Pravastatina sódica]] é indicado para aumentar a sobrevida e para reduzir o risco de rejeição aguda em pacientes com transplante renal. Redução da hiperlipidemia pós-transplante em pacientes recebendo terapia imunossupressora após o transplante de órgãos sólidos. <ref> [http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=222483920161288662019&pIdAnexo=3842736 11019921 Bula do medicamento do profissional] Acesso em: 1405/0302/20182019</ref>
== Padronização no SUS ==
Leitor
3 373
edições