Alterações

Morfina

157 bytes adicionados, 18h27min de 21 de março de 2018
Informações sobre o medicamento
==Informações sobre o medicamento==
O medicamento [[morfina]] está padronizado pelo Ministério da Saúde para '''portadores de Dor Crônica - CID10 R52.1 e R52.2'''. Encontra-se disponível pela SES/SC, via [[Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)]], '''nas apresentações de 10 mg/mL (solução oral), 10 mg e 30 mg (comprimido), 30 mg, 60 mg e 100 mg (cápsula de liberação prolongada) e 10 mg/mL (solução injetável )'''. No Estado de uso exclusivo de hospitais Santa Catarina, este medicamento é '''disponibilizado apenas pelos UNACONs e ambulatórios)CACONs''', sendo necessário o preenchimento dos critérios de inclusão definidos pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – PCDT de cada doença.
 A [[morfina]] é fornecidaAssim, em o Estado de Santa Catarina, para o tratamento da dor oncológicaobedece ao item 9 do [http://conitec.gov. Sua distribuição é feita diretamente no UNACONbr/images/Protocolos/CACON onde o paciente é atendidoDorCronica.   Consultar como o paciente pode ter [[Acesso ao Componente Especializado pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Assistência Farmacêutica - CEAFDor Crônica]] e quais os documentos necessários.  o qual define que '''CABE AO PACIENTE A RESPONSABILIDADE DE BUSCAR ATENDIMENTO PELA VIA ADMINISTRATIVA''' por meio “A dispensação de opioide poderá ocorrer em farmácias das Secretarias Estaduais de Saúde ou, a critério do gestor estadual, em unidades dispensadoras. Para fins do CEAF presente Protocolo e atender as exigências preconizadas no PCDT da [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2002/rdc0202_18_07_2002.html Resolução (examesANVISA) - RDC nº 202, documentosde 18 de julho de 2002], receitasão consideradas unidades dispensadoras os hospitais habilitados no Sistema Único de Saúde (SUS) como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia - UNACON ou Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia - CACON, termo ou como Centro de consentimento e laudo médicoReferência em Tratamento da Dor Crônica, entre outros) para solicitação todos devidamente cadastrados como tal pela Secretaria de Atenção à Saúde em conformidade com as respectivas normas de credenciamento e possibilidade de deferimento habilitação do medicamento. Os documentos serão analisados por técnicos Ministério da SES/SCSaúde, e estando ainda as Comissões de acordo com o protocolo, serão liberados e posteriormente ficarão disponíveis para o paciente na sua respectiva unidade Assistência Farmacêutica das Secretarias Estaduais de saúde e serão entregues conforme o tempo previsto para cada tratamentoSaúde”''.
==Referências==
<references/>
*'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''
Leitor
3 689
edições