Verapamil, cloridrato

Revisão de 20h15min de 19 de janeiro de 2016 por Anonimo (Discussão | contribs) (FARMÁCIA POPULAR)

Índice

NOMES COMERCIAIS

CORDILAT, DILACORON, MULTICOR, VERAMIL, VERAVAL

REGISTRO NA ANVISA

SIM

CLASSE TERAPÊUTICA

Antianginoso, antiarrítmico, anti-hipertensivo (inibidor do influxo de íons cálcio - bloqueador de canais lentos ou antagonista do íon cálcio)[1]

INDICAÇÃO

Verapamil é destinado ao tratamento de:

  • Isquemia miocárdica:

- isquemia silenciosa;

- angina crônica estável (clássica angina de esforço);

- angina de repouso: angina vasoespástica (variante de Prinzmetal) e angina instável.


  • Hipertensão arterial leve e moderada:

Para tratamento da hipertensão arterial leve e moderada, em monoterapia.

O cloridrato de verapamil tem a vantagem de poder ser usado em pacientes nos quais outros medicamentos estão contraindicados ou não são bem tolerados, tais como nos portadores de asma, diabetes mellitus, depressão, transtornos da função sexual, vasculopatia cerebral ou periférica, doença coronariana, hiperlipidemias, hiperuricemia e senilidade. Atua na redução dos níveis pressóricos na crise hipertensiva e na hipertensão refratária.


  • Profilaxia das taquicardias supraventriculares paroxísticas:

- Conversão rápida para o ritmo sinusal das taquicardias supraventriculares paroxísticas, incluindo aquelas associadas a feixes de condução acessórios (Síndromes de WolffParkinson-White e Lown-Ganong-Levine).

- Controle temporário da resposta ventricular rápida no "flutter" ou fibrilação atrial, exceto quando associado com feixes de condução acessórios (Síndromes de Wolff-ParkinsonWhite ou Lown-Ganong-Levine)[2].

PADRONIZAÇÃO NO SUS

RENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica)

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, é regulamentado pela Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013, que dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.


APRESENTAÇÃO PADRONIZADA RENAME 2014

  • verapamil 80mg e 120mg (comprimido) e 2,5mg/mL (solução injetável)


DISPONIBILIZADO PARA

Toda a população, nas unidades Básicas de Saúde, mediante apresentação de receita médica, documento de identificação e cartão do SUS (exceto para medicamentos injetáveis cuja administração deva ocorrer em ambiente ambulatorial/hospitalar do SUS).


FARMÁCIA POPULAR

Verapamil 80mg (comprimido) está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e/ou nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.

O Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. Este programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular"[3].

Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma, o Programa oferece medicamentos com até 90% de desconto para outras patologias, como rinite, dislipidemia, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, assim como contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária[4].

Referências