Estazolam

Revisão de 16h27min de 2 de julho de 2015 por Anonimo (Discussão | contribs) (Principais informações)

Índice

Classe terapêutica

Indutor do sono (benzodiazepínico)

Nomes comerciais

Noctal

Principais informações

Estazolam é um benzodiazepínico, agindo como agente hipnótico oral. É destinado ao tratamento a curto prazo da insônia caracterizada por dificuldade em adormecer, frequentes despertares noturnos e/ou despertares precoces[1].

Estudos demonstram que o estazolam administrado à noite melhora a indução do sono e a sua manutenção, tanto em pacientes ambulatoriais quanto em pacientes internados. Por ser a insônia um quadro freqüentemente transitório e intermitente, a administração prolongada do estazolam não é necessária, nem recomendada. Como a insônia pode ser um sintoma de grande variedade de patologias, deve-se considerar a possibilidade de que esta queixa possa estar relacionada a um distúrbio para o qual há um tratamento mais específico[2].

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento estazolam não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

Alternativamente, o SUS disponibiliza os medicamentos clonazepam e diazepam (ansiolíticos da mesma classe terapêutica do estazolam), que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Referências