Insulina NPH

Revisão de 18h22min de 10 de janeiro de 2013 por Anonimo (Discussão | contribs) (Informações sobre o medicamento/alternativas)

Índice

Classe terapêutica

Insulina


Nomes comerciais

Biohulin, Iolin, Neosulin, Humolin N, Novolin N, Insunorm N


Principais informações

A insulina isófana (NPH), de ação média, é usada em tratamento de manutenção para controle glicêmico basal. Sendo indicada para o tratamento do diabetes mellitus tipo 1 e diabetes mellitus tipo 2 (não-responsivo à combinação de dieta, exercícios e antidiabéticos orais). A insulina NPH possui duração de ação intermediária e deve ser administrada duas vezes ao dia, pois seu tempo de ação é de apenas 14 horas (LACY et al., 2004).


Padronização no SUS

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento Insulina humana NPH 100 UI/ml está disponível nas unidades locais de saúde (postos de saúde), pois faz parte do elenco de referência dos medicamentos e insumos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, conforme Portaria GM nº. 4.217 de 28 de dezembro de 2010. De acordo com esta Portaria, a aquisição e distribuição deste medicamento são de responsabilidade do Ministério da Saúde.

Cumpre informar que, a Lei nº. 11.347/2006 determina que o SUS deve fornecer gratuitamente os medicamentos e materiais necessários a aplicação e monitoramento da glicemia capilar aos portadores de diabetes, que devem estar inscritos no Programa de Educação para Diabéticos. O Ministério da Saúde financia integralmente as insulinas NPH e Regular e os Estados e Municípios, financiam os insumos. Assim, o Sistema Único de Saúde disponibiliza os medicamentos: glibenclamida, metformina, glicazida, as insulinas humanas NPH e Regular; e os insumos disponibilizados são seringas de 1ml, com agulha acoplada para aplicação de insulina; tiras reagentes para medida de glicemia capilar e lancetas para punção digital para os portadores de Diabetes mellitus inscritos no Programa de Educação para Diabéticos.

Ainda, o medicamento Insulina NPH 100 UI/ml está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.

Referências

LACY, C. F.; ARMSTRONG, L. L.; GOLDMAN, M. P. Drug Information Handbook, 12. ed. Lexi Comp: EUA, 2004.