Aciclovir

Revisão de 13h22min de 16 de outubro de 2014 por Anonimo (Discussão | contribs) (Substituindo texto '(RENAME) 2012' por '(RENAME) 2013')

Índice

Classe terapêutica

Antiviral

Nomes comerciais

Abaciclovir, Acibio, Aciclofar, Aciclomed, Aciclor, Aciclovan, Aciveral, Acivirax, Anclomax, Antivirax, Aviral, Ciclavix, Cicloviral, Clovir, Ductovirax, Exavir, Ezopen, Heclivir, Herpesil, Hervirax, Hpvir, Uni Vir, Virotin, Zovirax

Principais informações

O uso principal do aciclovir está relacionado ao tratamento inicial e à profilaxia das infecções por herpes simples, cutânea ou mucosa. Também é indicado no tratamento de encefalite causada por herpes simples, tratamento do herpes zoster, herpes genital e Varicella-zoster [1].

Padronização no SUS

Informações sobre o medicamento/alternativas

O aciclovir 200mg, é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

O aciclovir, 200 mg comprimido e 250 mg/mL solução injetável, é disponibilizado para o tratamento de infecções oportunistas, em pacientes portadores do HIV. Sua dispensação é de responsabilidade dos municípios, conforme Deliberação 005/CIB/03 de 27 de março de 2003, através do Programa Nacional de DST e AIDS.

Ainda, este medicamento está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.

O aciclovir creme e a pomada oftálmica não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento. Não há alternativa terapêutica disponível no momento.

Referências

  1. LACY, C. F.; ARMSTRONG, L. L.; GOLDMAN, M. P. Drug information Handbook, 12 ed. Lexi Comp: EUA, 2004