Azitromicina

Revisão de 19h57min de 20 de fevereiro de 2014 por Anonimo (Discussão | contribs) (Substituindo texto '[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=4895&Itemid=128 Deliberação 192/CIB/11 de 22 de julho de 2011]' por '[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&)

Índice

Classe terapêutica

Antimicrobiano (macrolídeo)

Nomes comerciais

Astro, Azi, Azinostil, Azitrolab, Clindal, Selimax, Zidimax, Zimicina, Zitromax, Zitromil.

Principais informações

A azitromicina é indicado no tratamento das infecções causadas por organismos susceptíveis, em infecções do trato respiratório superior e do ouvido, infecções do trato respiratório inferior, infecções da pele, tecidos moles e nas doenças sexualmente transmissíveis(DST), no homem e na mulher. Também pode ser utilizado no tratamento de uretrites e cervicites não-complicadas. [1]

Padronização no SUS

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento azitromicina, na apresentação comprimido de 500mg e pó para suspensão oral 40 mg/mL, é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

A azitromicina 500mg comprimido deve ser fornecida nas unidades de saúde que dispensam medicamentos da terapia antiretroviral. A azitromicina, comprimido 500 mg, para o tratamento das DSTs, é financiada, adquirida e distribuída pelo Estado de Santa Catarina, porém sua dispensação é de responsabilidade dos municípios, conforme Deliberação 005/CIB/03 de 27 de março de 2003. Deve ser disponibilizada, para esse fim, nas Unidades Locais de Saúde municipais (postos de saúde).

O azitromicina 1500mg suspensão oral é disponibilizado pela SES/SC também aos pacientes cadastrados no Programa de Mucovicidose (fibrose cística). Para tal é necessário ter o diagnóstico médico de Fibrose Cística e buscar informações no Programa de Alto Custo da respectiva Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda, este medicamento está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.

Referências