Benzilpenicilina Benzatina

Revisão de 17h29min de 8 de novembro de 2013 por Anonimo (Discussão | contribs) (Substituindo texto '[http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/rename_anexos_versao_08_08_2013.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica)]' )

Índice

Classe terapêutica

Antimicrobiano (Penicilina)

Nomes comerciais

Benzatron, Benzetacil, Lafepe Benzilpenicilina Benzatina, Longacilin, genéricos.

Principais informações

A benzilpenicilina (penicilina G), um antibiótico muito utilizado, é sensível à enzima beta-lactamase de certas bactérias. É efetiva contra muitas infecções streptocócicas (incluindo pneumococos), gonocócicas e meningocócicas e também pode ser utilizada contra o anthrax, difteria, leptospirose, gangrena gasosa e no tratamento da doença de Lyme em crianças [1]

Padronização no SUS

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento benzilpenicilina benzatina, nas concentrações 1.200.000UI e 600.000UI pó para solução injetável, é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

A benzilpenicilina benzatina também é disponibilizada para o tratamento de infecções oportunistas, em pacientes portadores do HIV. Sua dispensação é de responsabilidade dos municípios CIB 005/03 [1] através do Programa Nacional de DST e AIDS.

Referências