Clindamicina, cloridrato

Revisão de 17h53min de 22 de outubro de 2013 por Anonimo (Discussão | contribs) (Substituindo texto '[http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/anexos_rename_2012_pt_533_11_06_2012.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutic)

Índice

Classe terapêutica

Antimicrobiano (licosamina)

Nomes comerciais

Anaerocid, Clinagel, Clindabiotic, Clindacne, Clindamicin, Clindarix, Dalacin, genéricos.

Principais informações

A clindamicina é um antibiótico indicado no tratamento contra streptococos aeróbios e anaeródios (exceto entrecococos), stafilococos, Bacteroides sp, Actinomyces sp e doença pélvica inflamatória (I.V.). Topicamente pode ser usada no tratamento da acne severa e da Gardnerella vaginalis (intravaginal) [1]

Padronização no SUS

Informações sobre o medicamento/alternativas

A clindamicina 150mg e 300mg (cápsula), é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ainda, a clindamicina 300mg comprimido é disponibilizada para o tratamento de infecções oportunistas em pacientes portadores do HIV. O financiamento, a aquisição e a dispensação deste medicamento é de responsabilidade dos municípios CIB 005/03. A clindamicina deve ser fornecida nas unidades de saúde que dispensam medicamentos da terapia antiretroviral.

Referências