Benzilpenicilina Benzatina

Revisão de 17h51min de 22 de outubro de 2013 por Anonimo (Discussão | contribs) (Substituindo texto '[http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/anexos_rename_2012_pt_533_11_06_2012.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutic)

Índice

Classe terapêutica

Antimicrobiano (Penicilina)

Nomes comerciais

Benzatron, Benzetacil, Lafepe Benzilpenicilina Benzatina, Longacilin, genéricos.

Principais informações

A benzilpenicilina (penicilina G), um antibiótico muito utilizado, é sensível à enzima beta-lactamase de certas bactérias. É efetiva contra muitas infecções streptocócicas (incluindo pneumococos), gonocócicas e meningocócicas e também pode ser utilizada contra o anthrax, difteria, leptospirose, gangrena gasosa e no tratamento da doença de Lyme em crianças [1]

Padronização no SUS

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento benzilpenicilina benzatina, nas concentrações 1.200.000UI e 600.000UI pó para solução injetável, é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

A benzilpenicilina benzatina também é disponibilizada para o tratamento de infecções oportunistas, em pacientes portadores do HIV. Sua dispensação é de responsabilidade dos municípios CIB 005/03 [1] através do Programa Nacional de DST e AIDS.

Referências