Índice
Registro na Anvisa
Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)
Nomes comerciais
Mepenox ®, Meromax ®, Meronem ®, Zylpen ®
Indicações
O medicamento meropeném é indicado para o tratamento das seguintes infecções em adultos e crianças, causadas por uma única ou múltiplas bactérias sensíveis e para o tratamento empírico antes da identificação do microrganismo causador:
− infecções do trato respiratório inferior;
− infecções do trato urinário, incluindo infecções complicadas;
− infecções intra-abdominais;
− infecções ginecológicas, incluindo infecções puerperais;
− infecções de pele e anexos;
− meningite;
− septicemia;
O medicamento meropeném é utilizado:
- no tratamento empírico, incluindo monoterapia inicial para infecções presumidamente bacterianas, em pacientes neutropênicos;
- em infecções polimicrobianas: devido ao seu amplo espectro de atividade bactericida contra bactérias Gram-positivas e Gram- negativas, aeróbias e anaeróbias, o medicamento é eficaz para o tratamento de infecções polimicrobianas;
− na fibrose cística: o medicamento tem sido utilizado eficazmente em pacientes com fibrose cística e infecções crônicas do trato respiratório inferior, tanto como monoterapia, quanto em associação com outros agentes antibacterianos. O patógeno não tem sido sempre erradicado nestes tratamentos [7].
O medicamento meropeném, por infusão prolongada, está indicado para o tratamento de infecções graves, ocasionadas por bactérias multirresistentes sendo intrinsicamente mais potente contra Acinetobacter baumannii e Pseudomonas aeruginosa, tais como pneumonia associada ao uso de ventiladores mecânicos; meningite bacteriana; septicemia; e fibrose cística [8].
Informações sobre o medicamento
O medicamento Meropeném não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Decreto nº 7.646, de 21 de dezembro de 2011, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.
Sendo assim, o referido produto, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
Referências
- ↑ Classe Terapêutica do medicamento Mepenox ® - Registro ANVISA Acesso 14/04/2020
- ↑ Classe Terapêutica do medicamento Meromax ® - Registro ANVISA Acesso 14/04/2020
- ↑ Classe Terapêutica do medicamento Meronem ® - Registro ANVISA Acesso 14/04/2020
- ↑ Classe Terapêutica do medicamento Zylpen ® - Registro ANVISA Acesso 14/04/2020
- ↑ Grupo ATC Acesso 14/04/2020
- ↑ Código ATC Acesso 14/04/2020
- ↑ Bula dos medicamentos Mepenox ®, Meronem ® – Bula do profissional Acesso 14/04/2020
- ↑ Bula dos medicamentos Meromax ®, Meronem ®, Zylpen ® – Bula do profissional Acesso 14/04/2020
- As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.
Conexão SES/PGE