Vandetanibe

Revisão de 20h55min de 30 de agosto de 2016 por Anonimo (Discussão | contribs)

Índice

Classe terapêutica

Antineoplásico

Nomes Comerciais

Caprelsa

Resumo

Medicamento aprovado pela ANVISA mas não contemplado pelo SUS, pois o código que pode ser cobrado em APAC para tratamento de carcinoma de tireoide avançado tem valor abaixo do valor de mercado do medicamento vandetanibe.

Principais informações

Vandetanibe inibe, in vitro, EGFR dependente da sobrevivência celular. O fármaco inibiu em células tumorais e endoteliais a fosforilação de TK do receptor estimulado por EGF; e, em células endoteliais, a fosforilação de TK estimulada por VEGF. Em modelos de angiogênese, inibiu a migração, a proliferação e a migração celular, bem como a formação de novos vasos sanguíneos.

Registro na ANVISA

No Brasil esta medicação é aprovada pela ANVISA para o tratamento de pacientes com carcinoma medular de tireoide localmente avançado irressecável ou metastático. [1]

Disponibilidade do medicamento no SUS

Não há portaria do Ministério da Saúde que aprova diretrizes diagnósticas e terapêuticas de carcinoma medular de tireoide, portanto o serviço de oncologia pode adotar o esquema terapêutico que julgar mais apropriado. Porém, como o código que pode ser cobrado em APAC para tratamento de carcinoma de tireoide avançado tem valor abaixo do valor de mercado do medicamento vandetanibe, este medicamento na prática, não é disponível pelo SUS.

Observação: a Portaria SAS/MS nº 7 de 03 de Janeiro de 2014 versa apenas sobre o carcinoma diferenciado de tireoide.

Referências

  1. Bula do medicamento Acesso em: 30/08/2016