Minociclina, cloridrato
Índice
NOMES COMERCIAIS
XIMINO
REGISTRO NA ANVISA
SIM
CLASSE TERAPÊUTICA
Antibiótico do grupo das tetraciclinas
INDICAÇÃO
O medicamento minocliclina está indicado no tratamento das seguintes infecções causadas por cepas susceptíveis dos microorganismos relacionados: febre maculosa, tifo murino, febre causada por rickettsias; infecções do trato respiratório causadas por Mycoplasma pneumoniae; linfogranuloma venéreo, psitacose, tracoma e conjuntivite de inclusão. Uretrite não-gonocócica e infecções endocervicais ou retais em adultos causadas por Chlamydia trachomatis ou Ureaplasma urealyticum; Febre recorrente - causada por Borrelia recurrentis, cancróide causado por Haemophilus ducreyi; Peste - causada por Yersinia pestis; Tularemia devida à Francisella tularensis; Cólera - causada por Vibrio cholerae; brucelose devido a espécies de Brucella (associada à estreptomicina); Bartonelose e granuloma inguinal.
É também indicado no tratamento de infecções causadas pelos seguintes microorganismos Gram-Negativos quando os testes bacteriológicos indicarem susceptibilidade ao produto:
- Escherichia coli, Enterobacter aerogenes, Espécies de Shigella, Espécies de Acinetobacter.
- Infecções do trato respiratório causadas por Haemophilus influenzae.
- Infecções do trato respiratório e urinário causadas por espécies de Klebsiella.
Está indicado no tratamento de infecções causadas pelos seguintes microorganismos Gram-positivos quando testes bacteriológicos indicarem susceptibilidade adequada à droga:
- Infecções do trato respiratório superior causadas por Streptococcus pneumoniae;
- infecções da pele e anexos cutâneos causadas por Staphylococcus aureus;
- Uretrites não complicadas no homem causadas por Neisseria gonorrhoeae e para o tratamento de outras infecções gonocócicas quando a penicilina for contra-indicada.
Quando a penicilina estiver contra-indicada, a minociclina representa uma droga alternativa no tratamento das seguintes infecções: Infecções em mulheres causadas por Neisseria gonorrhoeae, Bouba, listeriose, carbúnculo, Infecção de Vincent, actinomicose e Infecções causadas por espécies de Clostridium.
Na amebíase intestinal aguda, a minociclina pode ser um útil coadjuvante dos amebicidas.
Na acne grave, a minociclina pode representar uma terapia coadjuvante de utilidade.
A minociclina é indicada no tratamento de portadores assintomáticos de Neisseria meningitidis, para eliminar os meningococos da nasofaringe[1].
PADRONIZAÇÃO NO SUS
RENAME 2014 / CESAF (Componente Estratégico de Assistência Farmacêutica)
O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) destina-se à garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos, para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, com importância epidemiológica, impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis, contemplados em programas estratégicos de saúde do SUS.
O financiamento e a aquisição deste medicamento são de responsabilidade do Ministério da Saúde, a distribuição às Regionais ou Municípios é de responsabilidade dos Estados e a dispensação é de responsabilidade dos municípios.
APRESENTAÇÕES PADRONIZADAS
- minocliclina 100mg (comprimido revestido)
DISPONIBILIZADO PARA
Portadores de Hanseníase, conforme Portaria MS/GM nº 3.125 – 07/10/2010).