Palivizumabe

De InfoSUS
Revisão de 13h11min de 11 de julho de 2016 por Anonimo (Discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Imunoglobulina

Nomes comerciais

Synagis

Indicações

O palivizumabe é destinado à prevenção de doença grave do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR) em pacientes pediátricos com alto risco para doença por VSR. A segurança e a eficácia foram estabelecidas em crianças prematuras (com menos de 35 semanas de idade gestacional), em crianças portadoras de displasia broncopulmonar sintomática e em portadores de cardiopatia congênita hemodinamicamente significativa menores de 2 anos de idade.[1]


Padronização no SUS

Portaria SAS/MS nº 522 de 13/05/2013


Programa de Prevenção da Infecção causada pelo Vírus Sincicial Respiratório

Informações sobre o medicamento

O Palivizumabe é disponibilizado pela SES/SC, através do Programa de Prevenção da Infecção causada pelo Vírus Sincicial Respiratório, para crianças menores de 12 meses de idade que nasceram prematuras (idade gestacional menor ou igual a 28 semanas), após alta hospitalar e crianças menores de 2 anos de idade, portadoras de patologia congênita com repercussão hemodinâmica importante ou com doença pulmonar crônica da prematuridade, que necessitarem de tratamento nos 6 meses anteriores ao período de sazonalidade do VSR.

O período de fornecimento de Palivizumabe ocorrerá entre os meses de abril a setembro de cada ano – período de sazonalidade de circulação do VSR.

A solicitação do palivizumabe pode ser feita mediante o preenchimento, pelo médico assistente, de formulário específico disponibilizado no site da SES/SC [1]. Devidamente preenchido, assinado e carimbado pelo médico, este formulário deverá ser entregue nas Gerências Regionais de Saúde para posterior encaminhamento à DIAF. Esta solicitação será posteriormente avaliada pelo Grupo Técnico da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Caso a prescrição do médico seja autorizada, a SES-SC entra em contato com a parte, comunicando local e datas referentes à aplicação do medicamento.

Referências

Elaborado em colaboração com DIAF/SUV/SES

  1. Bula do medicamento