Metformina, cloridrato

Revisão de 12h45min de 24 de agosto de 2015 por Anonimo (Discussão | contribs) (Informações sobre o medicamento/alternativas)

Índice

Classe terapêutica

Antidiabético oral

Nomes comerciais

Diaformin, Dimefor, Glicefor, Glicomet, Glifage, Glucoformin, Glucovance, Meguanin, Metfordin, Metform, Metformed, Neo metformin, Teutoformin, genéricos.

Principais informações

O fármaco metformina é indicado para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2, em monoterapia quando a hiperglicemia não pode ser controlada somente com dieta [1].Pode ser utilizado juntamente com uma sulfoniuréia ou insulina para aumentar o controle da glicemia [2].

A sigla “XR” presente no nome de algumas formulações significa que elas possuem liberação estendida (eXtended Release - Liberação Estendida). A liberação estendida tem como objetivo manter a liberação do fármaco por um período maior de tempo. Neste tipo, a liberação é suficientemente lenta para que seja possível estender o intervalo entre as doses por duas vezes ou mais.

Padronização no SUS

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento metformina, nas concentrações 500mg e 850mg (comprimido), é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ressalta-se que a disponibilização deste é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.

Ainda, o medicamento metformina 500 mg e 850 mg está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.

O medicamento metformina 500mg – ação prolongada faz parte do ELENCO OFICIAL DOS MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE PELO "AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR"[3].

Referências

  1. ANVISA, Bulário Eletrônico online, 2012
  2. LACY, C. F.; ARMSTRONG, L. L.; GOLDMAN, M. P. Drug Information Handbook, 12. ed. Lexi Comp: EUA, 2004
  3. [1]