Betanecol, cloreto de

Revisão de 14h51min de 14 de setembro de 2015 por Anonimo (Discussão | contribs) (Principais informações)

Índice

Classe terapêutica

Agonista colinérgico

Nomes comerciais

Liberan

Principais informações

O betanecol é um agente colinérgico (colinomimético muscarínico), que atua com seletividade nos receptores colinérgicos das células efetoras autônomas no músculo liso da bexiga urinária e do trato gastrointestinal. Aumenta o tônus do músculo detrusor urinário, produzindo uma contração suficientemente forte para iniciar a micção e esvaziar a bexiga. Estimula também a motilidade gástrica e intestinal e aumenta a pressão no esfíncter esofágico inferior[1].

Esse medicamento está indicado no tratamento da retenção urinária não-obstrutiva (funcional) aguda pós-operatória e pós-parto e da retenção urinária causada pela atonia neurogênica da bexiga[2].

Existem inúmeras drogas parassimpatomiméticas, mas apenas o cloreto de betanecol apresenta um perfil farmacológico de relativa seletividade para o trato urinário, com mínima ação sobre receptores nicotínicos e pouco suscetíveis à colinesterase. Sua ação estimuladora da contratilidade vesical já foi demonstrada in vitro em vários estudos. Embora seja usada clinicamente para melhorar a contratilidade vesical, não há evidências clínicas suficientes para recomendar seu uso. Além disso, efeitos colaterais possíveis incluem náuseas, vômitos, diarréia, cefaléia, aumento da salivação e sudorese[3].

Informações sobre o medicamento/alternativas

[[Betanecol]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.

Referências