Sorbitol + laurilsulfato de sódio

De InfoSUS
Revisão de 19h12min de 8 de setembro de 2015 por Anonimo (Discussão | contribs) (Criou página com '==Classe terapêutica== Laxante (enema) ==Nomes comerciais== Minilax ==Principais informações== Sorbitol + laurilsulfato de sódio promove a fluidificação ou amol...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Classe terapêutica

Laxante (enema)

Nomes comerciais

Minilax

Principais informações

Sorbitol + laurilsulfato de sódio promove a fluidificação ou amolecimento do material fecal, o que causa distensão da parede intestinal, estímulo para a contração da musculatura e evacuação[1].

É indicado como laxante no tratamento da constipação intestinal. Auxilia na normalização do ritmo intestinal no pós-operatório e no período pós-parto e pode ser usado para promover o esvaziamento intestinal no preparo para realização de anuscopia, retoscopia, partos e urografia excretora<ref[>http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=5328782014&pIdAnexo=2108718 Bula do medicamento]</ref>.

Informações sobre o medicamento/alternativas

Sorbitol+ laurilsulfato de sódio não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.

Como alternativa, o SUS fornece os medicamentos Glicerol enema 120 mg/mL e supositório 72 mg, e Óleo mineral 100 mL, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.


Referências

<references>
  1. Bula do medicamento