Sertralina

Revisão de 14h26min de 22 de setembro de 2015 por Anonimo (Discussão | contribs) (Informações sobre o medicamento/alternativas)

Índice

Classe terapêutica

Antidepressivo - inibidor específico da recaptação da serotonina

Nomes comerciais

Zoloft, Tolrest, Assert, Dieloft, Serenata, Seronip, Zoltralina

Principais informações

O cloridrato de sertralina age sobre uma substância encontrada no cérebro, a serotonina, aumentando sua disponibilidade e com isso aliviando sintomas depressivos e ansiosos.

É indicado no tratamento de sintomas de depressão, incluindo depressão acompanhada por sintomas de ansiedade, em pacientes com ou sem história de mania. Após uma resposta satisfatória, a continuidade do tratamento com cloridrato de sertralina é eficaz tanto na prevenção de recaída dos sintomas do episódio inicial de depressão, assim como na recorrência de outros episódios depressivos.

O medicamento também é indicado para o tratamento de transtorno obsessivo compulsivo (TOC) em pacientes adultos e pediátricos, transtorno do pânico, transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), síndrome da tensão pré-menstrual (STPM) e/ou transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) e transtorno da ansiedade social [1].

Estudo comparativo entre sertralina e fluoxetina em pacientes idosos mostrou que ambas apresentaram resposta positiva, foram seguras e bem toleradas [2]. A sertralina foi associada com o desempenho superior na melhora da qualidade do sono e qualidade de vida, comportamento emocional e deambulação. Porém, tanto a sertralina quanto a fluoxetina foram bem toleradas, sem diferenças significativas entre os tratamentos [3].

Informações sobre o medicamento/alternativas

A sertralina não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

Outros inibidores seletivos da recaptação de serotonina são a fluoxetina, a paroxetina, o citalopram e o escitalopram. A alternativa fornecida pelo SUS é a fluoxetina, cuja aquisição e distribuição são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ainda, o SUS também disponibiliza outros medicamentos antidepressivos como a amitriptilina, clomipramina e nortriptilina, que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Referências

  1. Bula do Medicamento
  2. (2) Newhouse PA, Krishnan KR, Doraiswamy PM, Richter EM, Batzar ED, Clary CM. Uma comparação duplo-cego de sertralina ea fluoxetina em pacientes idosos deprimidos. The Journal of Clinical Psychiatry. 2000; 61 (8) :559-68.
  3. (3) Nota Técnica ABS N° 13/2012/NUT/CODAJUD/CONJUR - Ministério da Saúde