Fluvoxamina

Revisão de 14h29min de 24 de junho de 2014 por Anonimo (Discussão | contribs) (Informações sobre o medicamento/alternativas)

Índice

Classe terapêutica

Antidepressivo - Inibidor seletivo da recaptação da serotonina.

Nomes comerciais

Dumyrox, Luvox

Principais informações

A fluvoxamina é um fármaco inibidor seletivo de recaptação de serotonina. Como classe, os inibidores seletivos da recaptação da serotonina inibem a recaptação pré-sináptica desse neurotransmissor, e deste modo aumentam sua disponibilidade sináptica, minimizando os sintomas na situação de doença [1]

Fluvoxamina é indicada para o tratamento da depressão, do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e do distúrbio do pânico [2].

Estudo realizado sobre o tratamento de transtorno do pânico utilizando inibidores da receptação da serotonina relata que sertralina, paroxetina, citalopram, escitalopram, fluoxetina e fluvoxamina são superiores ao placebo, embora o efeito placebo tenha mostrado ser extremamente importante em pacientes com transtorno do pânico [3]. A fluvoxamina, a fluoxetina, a paroxetina, a sertralina e o citalopram são fármacos inibidores seletivos da recaptação da serotonina.

Informações sobre o medicamento/alternativas

O fármaco fluvoxamina não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.

Como alternativas à fluvoxamina, existem outros fármacos como: fluoxetina, paroxetina, sertralina e citalopram, dos quais apenas a fluoxetina é disponibilizada pelo SUS. A sua aquisição e distribuição é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Ainda, o SUS também disponibiliza outros medicamentos antidepressivos como a amitriptilina, clomipramina e nortriptilina, que também são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Referências

  1. TORELLO, G. Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina. Psychiatry online Brasil.
  2. Bula do medicamento
  3. Nota Técnica ABS N° 13/2012/NUT/CODAJUD/CONJUR - Ministério da Saúde