==Classe terapêuticaNOMES COMERCIAIS ==DAONIL, DIABEN, DIABEXIL, GLIBENDIAB, GLIBENECK, GLIBEXIL, GLIBION, GLICAMIN, GLICOCONTROL, GLICONIL, GLUCOSIL, NILCLAMIDA== REGISTRO NA ANVISA ==SIM== CLASSE TERAPÊUTICA ==Antidiabético oral do grupo das sulfonilureias (sulfonilureiashipoglicemiante)<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=6139162015&pIdAnexo=2734980 Bula do medicamento]</ref>.
== INDICAÇÃO ==
[[Glibenclamida]] é destinada ao tratamento oral do diabetes mellitus não insulino-dependente (Tipo 2 ou diabetes do adulto), quando os níveis sanguíneos de glicose não podem ser controlados apenas por dieta, exercício físico e redução de peso<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=6139162015&pIdAnexo=2734980 Bula do medicamento]</ref>.
== '''PADRONIZAÇÃO NO SUS''' ==
==Nomes comerciaisRENAME 2014 / CBAF (Componente Básico de Assistência Farmacêutica) ==Aglucil, Clamiben, Daonil, Diab, Diaben, Diabexil, Diabinil, Euglucon, Glibenclamon, Glibendiab, Glibex, Gliconil O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, Glionilvoltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, Lisagluconpresentes nos anexos I e IV da RENAME. Atualmente, Niclamidaé regulamentado pela [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_cbaf_nova.pdf Portaria nº 1.555, Uni glibende 30 de julho de 2013], genéricosque dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.
==Principais informações==
A glibenclamida é indicada no tratamento do diabetes mellitus tipo 2, sendo primeira escolha quando há perda de peso e teores glicêmicos mais elevados, indicando secreção deficiente de insulina<ref> [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/FTN_2010.pdf/ ANVISA, Formulário Terapêutico Nacional, 2010] </ref>. Promove o aumento da secreção de insulina por parte das células beta das ilhotas do pâncreas, mediante um mecanismo ainda não definido <ref> USP DI. Drug information for the health care professional. 24th ed. EUA: Massachusets: Thomson, vol. 1, 2004 </ref>.
'''APRESENTAÇÃO PADRONIZADA RENAME 2014'''
==Padronização no SUS==* [http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/janeiro/13/Rename-2014.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014 [glibenclamida]] 5mg (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêuticacomprimido)]
[http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_cbaf_nova.pdf Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013] - Dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0971_15_05_2012.html Portaria Nº 971, de 15 de maio de 2012]'''DISPONIBILIZADO PARA'''
[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 Toda a população, nas unidades Básicas de 27 Saúde, mediante apresentação de novembro receita médica, documento de 2013]identificação e cartão do SUS (exceto para medicamentos injetáveis cuja administração deva ocorrer em ambiente ambulatorial/hospitalar do SUS).
[http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11347.htm Lei nº. 11.347/2006]
==Informações sobre o medicamento/alternativasFARMÁCIA POPULAR ==O medicamento '''glibenclamida''' 5mg (comprimido) é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
Cumpre informar que, a [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11347.htm Lei nº. 11.347/2006] determina que o SUS deve fornecer gratuitamente os medicamentos e materiais necessários a aplicação e monitoramento da glicemia capilar aos portadores de diabetes, que devem estar inscritos no Programa de Educação para Diabéticos. O Ministério da Saúde financia integralmente as insulinas NPH e Regular e os Estados e Municípios, financiam os insumos. Assim, o Sistema Único de Saúde disponibiliza os medicamentos: '''glibenclamida''', metformina, glicazida, as insulinas humanas NPH e Regular; e os insumos disponibilizados são seringas de 1ml, com agulha acoplada para aplicação de insulina; tiras reagentes para medida de glicemia capilar e lancetas para punção digital para os portadores de Diabetes mellitus inscritos no Programa de Educação para Diabéticos.
Ainda, o medicamento glibenclamida 5 mg [[Glibenclamida]] 5mg (comprimido) está sendo disponibilizado disponibilizada na Farmácia Popular e /ou nas farmácias conveniadas no [[Programa Farmácia Popular do Brasil]], conforme [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0971_15_05_2012.html Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012]. O Governo Federal criou o [[Programa Farmácia Popular do Brasil]] para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. Este programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular"<ref>[http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sctie/farmacia-popular]</ref>. Além dos medicamentos '''gratuitos''' para hipertensão, diabetes e asma, o Programa oferece medicamentos com até 90% de desconto para outras patologias, como rinite, dislipidemia, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, assim como contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária<ref> [http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/346-sctie-raiz/daf-raiz/farmacia-popular/l1-farmacia-popular/18008-programa-farmacia-popular-do-brasil] </ref>.
==Referências==
<references/>