Alterações

Cinacalcete

392 bytes removidos, 13h07min de 11 de novembro de 2015
Principais informações
O [[cinacalcete]] é um agente calcimimético que baixa diretamente os níveis de PTH (hormônio paratireoidano), aumentando a sensibilidade dos receptores da paratiróide sensíveis ao cálcio. A redução da PTH acompanha-se de diminuição dos níveis séricos de cálcio <ref> http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/Cinacalcete_Mimpara.pdf </ref>.
O medicamento Na 38ª reunião do plenário da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC - realizada em 05 de agosto de 2015, os membros deliberaram por unanimidade '''recomenda'''r a incorporação de [[cinacalcete]] já foi analisado pela CONITECpara o tratamento de pacientes com hiperparatireoidismo secundário à doença renal crônica, submetidos à diálise e com nível de PTH acima de 800 pg/ml. Demais critérios serão definidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde que deliberou por NÃO INCOPORAR A REFERIDA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DO SUS. Assim, consoante decidido pela CONITECnormatizará o uso desses medicamentos, passa-se a expor os motivos principais asseverados incluindo critérios para NÃO INCOPORAR A REFERIDA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DO SUS:definição de pacientes refratários aos medicamentos em análise.
“''Em discussão sobre a proposta de incorporação do uso do medicamento, a CITEC considerou os seguintes aspectos: após avaliação científica, que o tratamento padrão da hipesfosfatemia é o uso de quelantes a base se cálcio, por se encontrar bem estabelecida e ter idêntica eficácia em relação às outras alternativas terapêuticas. O A [http://portal.saudeconitec.gov.br/portalimages/arquivosRelatorios/pdfPortaria/2015/pcdt_hiperfosfatemia_na_ircPortarias_46a52_2015.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas- Hiperfosfatemias/Portaria SAS/MS 22548, de 10 29 de maio setembro de 20102015], não menciona o uso tornou pública a decisão de incorporar cloridrato de [[cinacalcete]] e determina qual o elenco de medicamentos paricalcitol para o tratamento da patologia em questão. ''A CITEC após discussão, deliberou por três votos a favor pacientes com hiperparatireoidismo secundário (SAS, SCTIE e ANSHPTS) e uma abstenção (ANVISA), pela não incorporação do medicamento [[cinacalcete|cloridrato de cinacalcete]] para o tratamento de hiperparatiroidismo secundário na insuficiência à doença renal crônica. A abstenção foi motivada pelo fato de o medicamento se encontrar em reconsideração de preço de fábrica na secretaria da Câmara de Regulamentação no âmbito do Mercado Sistema Único de MedicamentosSaúde - CMED''''SUS.”<ref> Essa decisão está presente no [http://portalsaude.saudeconitec.gov.br/portalsaudeindex.php/arquivos/Cinacalcete_Mimparadecisoes-sobre-incorporacoes Relatório 176 - Cloridrato de cinacalcete e paricalcitol para pacientes com hiperparatireoidismo secundário (HPTS) à doença renal crônica].pdf </ref>
 Em outubro Nesse relatório existe a menção de 2013 foi publicada que, para a [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sctie/2013/prt0050_15_10_2013.html Portaria n°50]garantia da disponibilização das tecnologias incorporadas no SUS, existe um prazo estipulado de 180 dias para que torna pública ocorra a decisão efetivação de NÃO incorporar o [[cinacalcete]] para o tratamento de pacientes com hiperparatireoidismo secundário sua oferta à doença renalpopulação brasileira. É nesse período que deve ocorrer a publicação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas dessa patologia, em diálise e refratários à terapia convencional no Sistema Único definindo os critérios de Saúde - SUS. O relatório diagnóstico, os critérios de recomendação da Comissão Nacional elegibilidade dos pacientes e toda linha de Incorporação de Tecnologias cuidado do tratamento medicamentoso no âmbito do SUS (CONITEC) sobre essa tecnologia está disponível [http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/janeiro/28/Cinacalcete-HPTS-final.pdf AQUI].
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
Leitor
3 420
edições