Alterações

Amilorida, cloridrato de + hidroclorotiazida

Nenhuma alteração no tamanho, 18h52min de 19 de maio de 2015
m
Substituindo texto '(RENAME) 2013' por '(RENAME) 2014'
A associação [[Amilorida, cloridrato de|amilorida]] com [[hidroclorotiazida]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecida no momento. Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde e da Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME, tem preferencialmente selecionado medicamentos com somente um fármaco, excluindo sempre que possível as associações fixas.
Separadamente, o fármaco Hidroclorotiazida 25mg é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 20132014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
Ressalta-se que a disponibilização deste é obrigatória, de acordo com a Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013, visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
Ainda, o medicamento [[Hidroclorotiazida]]25mg está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012.
Como alternativa à amilorida, o medicamento [[Espironolactona]] 25mg e 100mg (um diurético poupador de potássio) também é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013 2014 e sua aquisição e distribuição são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
==Referências==
<references>
Leitor
3 420
edições