Alterações

Cirurgia Fetal/Oclusão Traqueal Fetoscópica

916 bytes adicionados, 19 maio
sem sumário de edição
Os bebês que apresentam HDC de melhor prognóstico podem ser operados somente após o nascimento. Depois de um período de estabilização na UTI neonatal, a cirurgia definitiva de fechamento do diafragma é realizada pelo cirurgião pediátrico. A chance de sobrevida com alta do berçário para estas crianças fica em torno de 70%, pois há diferenças de conduta entre os diversos centros que recebem estes pacientes.
 
A '''oclusão traqueal endoscópica fetal (FETO)''' é uma intervenção intrauterina caracterizada pela colocação de um balão destacável dentro da traqueia fetal para promover o crescimento pulmonar em fetos com hérnia diafragmática congênita e está indicada em casos graves dessa patologia. A medida mais indicada por estudos de metanálise e ensaios clínicos para definir a gravidade na hérnia diafragmática congênita é a “relação pulmão/cabeça observada/esperada” (definida como grave se < 25%).
 
A realização da FETO, em casos graves e selecionados de hérnia diafragmática congênita, está bem estabelecida. Estudos clínicos randomizados e metanálises confirmam seus benefícios e melhor prognóstico desses neonatos, quando bem indicados e comparados ao acompanhamento expectante com correção pós-natal.
Nos casos de HDC grave, a '''oclusão traqueal endoscópica fetal''' pode ser realizada entre 24 e 28 semanas de gravidez. Entre 32 e 34 semanas de gravidez o balão traqueal é retirado e a gestante aguarda o início do trabalho de parto em casa. Após o nascimento, o recém-nascido passa por um período de estabilização na UTI, depois é submetido à cirurgia definitiva de fechamento do diafragma pelo cirurgião pediátrico. A chance de sobrevida com alta do berçário para estas crianças fica em torno de 50% (o que seria próximo de zero se somente a conduta pós-natal fosse adotada).
http://sigtap.datasus.gov.br/tabela-unificada/app/sec/inicio.jsp
 
https://sistemas.cfm.org.br/normas/arquivos/pareceres/BR/2025/2_2025.pdf
Editor, leitor
1 050
edições