A cobertura a ser utilizada deve ser biocompatível, proteger a ferida das ações externas físicas, químicas e bacterianas, manter o leito da ferida continuamente úmido e a pele ao redor seca, eliminar e controlar exsudatos e tecido necrótico mediante sua absorção, deixar uma mínima quantidade de resíduos na lesão, ser adaptável a difíceis localizações e ser de fácil aplicação e retirada.
Existem atualmente Cada ferida deve ser avaliada individualmente, conforme sua causa, evolução, estado atual, e o curativo a ser escolhido deve ser compatível com a situação apresentada, e reavaliado conforme a evolução de cada caso, por profissional habilitado. Também, fatores como dor local, causa da ferida, doenças associadas no mercado inúmeras coberturas e curativosindivíduo, presença ou não de infecção local, com essa finalidadedevem ser avaliadas de forma simultânea, mas se faz necessário uma avaliação rigorosa favorecendo a boa evolução do tratamento da ferida.
Além de considerar os fatores individuais de cada paciente, deve se considerar o custo x benefício do tratamento, e condições disponíveis para que o tratamento seja efetivamente realizado e orientações de cuidados domiciliares. Existem atualmente no mercado inúmeras coberturas e curativos com essa finalidade, cada um com suas características que atuam mais em certos aspectos da ferida.
Após a limpeza do ferimento, o profissional de saúde habilitado o cobre com um novo curativo. A maioria dos ferimentos é mantida úmida, por exemplo, com compressas úmidas. Mas os seguintes tipos de curativos podem ser usados: como filmes, gazes, curativos de hidrogel, curativos hidrocolóides, curativos contendo prata ou alginatos e curativos de espuma.
Os curativos são usados para remover o excesso de fluido da ferida e protegê-la de infecções, propiciando facilitando a reepitelização e cicatricação. Geralmente, permanecem na ferida por vários dias. Os curativos devem ser trocados se ficar claro que não conseguem absorver mais secreções da ferida, em caso de sujidade, e se escorregarem ou se houver vazamento de fluido da bandagem. Não está claro se certos tipos de curativos são melhores do que outros.
Cada ferida deve ser avaliada individualmente, conforme sua causa, evolução, estado atual, e o curativo a ser escolhido deve ser compatível com a situação apresentada, e reavaliado conforme a evolução Seguem algumas opções de cada caso por profissional habilitado. Também, fatores como dor local, causa da ferida, doenças associadas no indivíduo, presença curativos ou não produtos de infecção local, devem ser avaliadas de forma simultânea, favorecendo a boa evolução do tratamento da ferida.uso tópico para feridas:
----
Seguem algumas opções de curativos ou produtos de uso tópico para feridas:
*<span style="font-size:large;color:Red">''ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS – AGE''</span>