Narcolepsia significa ataque de sono (narco significa estupor e lepsia, ataques). Atualmente é definida por sonolência excessiva diurna e cataplexia (atonia muscular súbita que provoca a queda do doente, que fica consciente, mas incapaz de falar ou de se mexer).
A utilização da [[modafinila ]] é considerada a primeira escolha no tratamento na sonolência da narcolepsia. A Porém, a [[modafinila ]] não melhora a cataplexia, o tratamento de escolha para a cataplexia é realizado com antidepressivos (como [[amitriptilina]], [[clomipramina]], [[fluoxetina]] e [[nortriptilina]]) <ref> [http://www.scielo.br/pdf/rbp/v32n3/16.pdf Alóe F et al. Diretrizes brasileiras para o tratamento da narcolepsia. Revista Brasileira de Psiquiatria, vol 32; nº 3. set 2010] </ref>.
Uma reportagem da Revista Super Interessante <ref> [http://super.abril.com.br/ciencia/pilula-inteligencia-625149.shtml Nogueira, Salvador. A pílula da inteligência. Revista Super Interessante, novembro 2009] </ref> demonstra que este medicamento (e outros estimulantes cerebrais, como o [[metilfenidato]]) estão sendo utilizados, de forma [[off-label]], como a "pílula da inteligência", ou seja, com o intuito de aumentar a concentração para os estudos. Além disso, está sendo utilizado para evitar que as pessoas adormeçam, e com isso rendam mais nos estudos. O off label é caracterizado pela utilização de um agente terapêutico para um tratamento não especificado na bula, ou seja, uma forma de tratamento ainda não aprovada pela agência estatal reguladora, no caso do Brasil, a Anvisa. Importante salientar que, qualquer utilização terapêutica diferente da aprovada e o uso do produto para qualquer outra finalidade que não seja a indicada em bula caracteriza elevado risco sanitário para a saúde da população.