Alterações

Insulina Glargina

24 bytes adicionados, 21h27min de 1 de agosto de 2013
Informações sobre o medicamento/alternativas
O medicamento '''insulina glargina''' não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente.
Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
 Como alternativa terapêutica, as Unidades Locais de Saúde municipais (postos de saúde) devem disponibilizar a '''insulina NPH''' e a '''insulina humana regular''', conforme Portaria n° 4pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012.217, de 28 de dezembro de 2010A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, que regulamenta a Assistência Farmacêutica na Atenção Básica. De acordo com esta Portaria o paciente terá acesso ao medicamento no município os quais recebem recursos financeiros das três esferas em que residegestão.
Cabe salientar que estudos comparando a utilização de insulina glargina e insulina NPH no tratamento do diabetes mellitus tipo 1 concluíram que uma dose diária de insulina glargina é tão efetiva quanto duas doses de insulina NPH no controle da glicemia <ref> [HERSHON KS, BLEVINS TC, BLEVINS TC, BLEVINS TC. Once-daily insulin glargine compared with twice-daily NPH insulin in patients with type 1 diabetes. Endocr Pract. 2004 Jan-Feb;10(1):10-7]</ref> <ref> [MASSI BENEDETTI M, HUMBURG E, DRESSLER A, ZIEMEN M. A one-year, randomised, multicentre trial comparing insulin glargine with NPH insulin in combination with oral agents in patients with type 2 diabetes. Horm Metab Res. 2003 Mar;35(3):189-96.] </ref>.
Leitor
4 299
edições