Mudanças entre as edições de "Ácido acetilsalicílico tamponado"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituindo texto 'conforme [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0971_15_05_2012.html Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012]' por 'conforme [http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/29/portaria-nova-11-16.pdf Portaria 111,)
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Antiagregante plaquetário
+
Analgésicos não narcóticos
 +
 
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - B01AC06
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Bufferin Cardio, Somalgin cardio, Aspirina buffered
+
Somalgin cardio
 
 
 
 
==Principais informações==
 
 
 
O ácido acetilsalicílico em baixas doses (75 mg a 325 mg) a tem a capacidade de evitar o agrupamento das plaquetas, componentes do sangue que agem na formação dos coágulos
 
sangüíneos. Ao inibir o agrupamento das plaquetas, esse medicamento atua na
 
prevenção da formação de coágulos (trombos) nos vasos sangüíneos, prevenindo assim
 
certas doenças cardiovasculares, tais como: angina de peito instável (dor no peito
 
causada pela má circulação do sangue nas artérias coronárias) e infarto agudo do
 
miocárdio. Também é indicado após cirurgias ou outras intervenções nas artérias
 
(por ex., cirurgia de ponte de safena) e para evitar a ocorrência de distúrbios transitórios
 
da circulação cerebral (ataque de isquemia cerebral transitória) e de infarto cerebral
 
(derrame cerebral) após as primeiras manifestações <ref>[http://app.centralx.com/bulas/#reader&k=bulas&id=2070] Bula do Medicamento AAS</ref>.
 
 
 
Esse medicamento é indicado para inibir a agregação das plaquetas, sendo, então, recomendado para o tratamento pós-infarto do miocárdio e após angina instável <ref> [http://www.medicinanet.com.br/bula/7987/acido_acetilsalicilico_liberacao_controlada.htm] Bula do medicamento</ref>.
 
 
 
 
 
Os comprimidos de ácido acetilsalicílico tamponado são envolvidos por uma camada de compostos (carbonato de magnésio com glicinato de alumínio ou com carbonato de cálcio e óxido de magnésio) que formam um sistema tampão que ameniza a ação irritante do ácido acetilsalicílico sobre a mucosa gástrica. O sistema tampão assegura uma tolerabilidade superior em comparação ao ácido acetilsalicílico quando administrado em formulações não tamponadas <ref>[http://www.onofre.com.br/somalgin-cardio-100mg-c-32-comprimidos/38092/06] Bula do medicamento</ref>.No entanto, as formulações tamponadas em nada influenciam na diminuição da irritação tópica, pois o PH do estômago é muito mais ácido que o PH de um comprimido de AAS, sendo ele tamponado ou não e os AINES não seletivos como o AAS sempre prejudicarão a mucosa gástrica por causa de sua ação na redução da síntese gástrica das prostaglandinas (importantes mediadores na proteção do estomago pois aumentam a produção de muco).
 
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
==Indicações==
  
O ácido acetilsalicílico tamponado não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecida no momento.  
+
O [[ácido acetilsalicílico tamponado]] é indicado para reduzir o risco de ataques isquêmicos transitórios recorrentes (AITs); nos pacientes com histórico de isquemia cerebral transitória devido à embolia fibrino plaquetária, assim como para reduzir o risco de infarto do miocárdio (IM), fatal ou não; nos pacientes com história de infarto prévio ou de angina pectoris instável. Prevenção de trombose coronariana em pacientes com fatores de risco, prevenção de trombose venosa e embolia pulmonar. É também indicado como medicação analgésica, antitérmica e anti-inflamatória. Utilizado para o alívio das dores de cabeça, mal-estar, febre das gripes e dos resfriados comuns, e nas condições febris de maneira geral; nas dores musculares fortes a moderadas; no alívio temporário das dores moderadas da artrite, reumatismo, lumbago, ciática; nas dores de dente, neuralgias e neurites; nas dores funcionais da menstruação; na insônia decorrente de estados dolorosos leves; no mal-estar e nas febres pós-imunizações. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=18117682016&pIdAnexo=3519504 Bula do medicamento] Acesso em: 02/12/2016 </ref>
  
O '''ácido acetilsalicílico''', nas concentrações 100mg e 500mg, é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
==Informações sobre o medicamento==
  
Ressalta-se que a disponibilização deste é '''obrigatória''', de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
+
'''O medicamento [[ácido acetilsalicílico tamponado]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
Ainda, este medicamento está sendo disponibilizado na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme [http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/29/portaria-nova-11-16.pdf Portaria 111, de 28 de janeiro de 2016].
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.  
  
 +
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
 
==Referências==
 
==Referências==
 
<references>
 
<references>

Edição das 17h05min de 2 de dezembro de 2016

Classe terapêutica

Analgésicos não narcóticos

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - B01AC06

Nomes comerciais

Somalgin cardio

Indicações

O ácido acetilsalicílico tamponado é indicado para reduzir o risco de ataques isquêmicos transitórios recorrentes (AITs); nos pacientes com histórico de isquemia cerebral transitória devido à embolia fibrino plaquetária, assim como para reduzir o risco de infarto do miocárdio (IM), fatal ou não; nos pacientes com história de infarto prévio ou de angina pectoris instável. Prevenção de trombose coronariana em pacientes com fatores de risco, prevenção de trombose venosa e embolia pulmonar. É também indicado como medicação analgésica, antitérmica e anti-inflamatória. Utilizado para o alívio das dores de cabeça, mal-estar, febre das gripes e dos resfriados comuns, e nas condições febris de maneira geral; nas dores musculares fortes a moderadas; no alívio temporário das dores moderadas da artrite, reumatismo, lumbago, ciática; nas dores de dente, neuralgias e neurites; nas dores funcionais da menstruação; na insônia decorrente de estados dolorosos leves; no mal-estar e nas febres pós-imunizações. [1]

Informações sobre o medicamento

O medicamento ácido acetilsalicílico tamponado não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Referências

<references>
  1. Bula do medicamento Acesso em: 02/12/2016