Mudanças entre as edições de "Prasugrel"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Principais informações)
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Antagonista do receptor específico das plaquetas (receptor ADP) - Inibidor da agregação plaquetária
+
Antiagregante plaquetário
 +
 
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - B01AC22
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
Linha 7: Linha 9:
 
Effient
 
Effient
  
==Principais informações==
+
==Indicações==
 +
 
 +
[[Prasugrel]] (associado com ácido acetilsalicílico, salvo contraindicações) é indicado para a redução da taxa de eventos aterotrombóticos (morte cardiovascular, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, incluindo trombose de stent) nas síndromes coronarianas agudas (SCA) a serem submetidas à intervenção coronariana percutânea (ICP), conforme segue:
 +
 
 +
• Pacientes com angina instável ou infarto do miocárdio sem elevação do segmento ST (IAM sem supra);
 +
 
 +
• Pacientes com infarto do miocárdio com elevação do segmento ST (IAM com supra), quando submetidos à ICP primária ou tardia. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=12880602016&pIdAnexo=3121555 Bula do medicamento] Acesso em: 27/09/2016 </ref>
  
[[Prasugrel]] está indicado para a redução de eventos aterotrombóticos (morte cardiovascular, infarto do coração e derrame cerebral) nas doenças coronarianas agudas tratadas por intervenção coronariana percutânea (angioplastia) <ref> [http://www.daiichisankyo.com.br/site/arquivos/bulas/Effient_Bula_Paciente_04.pdf Bula do Medicamento] </ref>.
+
==Informações sobre o medicamento==
  
Estudo publicado no New England Journal of Medicine em 2012 comparou o [[prasugrel]] com o [[clopidogrel]] e concluiu que, entre os pacientes com angina instável ou infarto do miocárdio, o [[prasugrel]] não reduziu significativamente a freqüência do desfecho primário, em comparação com o [[clopidogrel]], e foram observados riscos similares de hemorragia. Portanto, a substituição por [[clopidogrel]] poderia ser uma alternativa <ref> [http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1205512#t=article Roe, MT et al. Prasugrel versus Clopidogrel for Acute Coronary Syndromes without Revascularization. N Engl J Med 2012; 367:1297-1309October 4, 2012] </ref>.
+
'''O medicamento [[prasugrel]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.
  
[[Prasugrel]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.
+
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
  
Alternativamente, o fármaco [[Clopidogrel]] 75mg está inserido no Componente Básico da Assistência Farmacêutica, após pactuação realizada pela [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013]. De acordo com esta Deliberação, a aquisição e a disponibilização deste medicamento são de responsabilidade dos Municípios, que recebem o repasse financeiro do Estado, havendo obrigatoriedade de fornecimento desde de Janeiro de 2010.
+
Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:<ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)]</ref>
 +
 
 +
*[[Ácido acetilsalicílico]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
 +
 
 +
*[[Clopidogrel]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
 +
 
 +
*[[Heparina sódica]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
 +
 
 +
*[[Varfarina sódica]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
 +
 
 +
Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto n. 7.508/2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
 +
 
 +
É importante ressaltar que para qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que se tenha o consentimento do médico assistente.  
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
 
<references/>
 
<references/>

Edição das 17h29min de 28 de novembro de 2016

Classe terapêutica

Antiagregante plaquetário

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - B01AC22

Nomes comerciais

Effient

Indicações

Prasugrel (associado com ácido acetilsalicílico, salvo contraindicações) é indicado para a redução da taxa de eventos aterotrombóticos (morte cardiovascular, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, incluindo trombose de stent) nas síndromes coronarianas agudas (SCA) a serem submetidas à intervenção coronariana percutânea (ICP), conforme segue:

• Pacientes com angina instável ou infarto do miocárdio sem elevação do segmento ST (IAM sem supra);

• Pacientes com infarto do miocárdio com elevação do segmento ST (IAM com supra), quando submetidos à ICP primária ou tardia. [1]

Informações sobre o medicamento

O medicamento prasugrel não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:[2]

  • Clopidogrel - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento

Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto n. 7.508/2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

É importante ressaltar que para qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que se tenha o consentimento do médico assistente.

Referências

  1. Bula do medicamento Acesso em: 27/09/2016
  2. Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)