Mudanças entre as edições de "Vortioxetina, bromidrato de"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Informações sobre o medicamento/alternativas)
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Antidepressivo multimodal
+
Antidepressivo
 +
 
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - N06AX26
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
Linha 7: Linha 9:
 
Brintellix
 
Brintellix
  
==Principais informações==
+
==Indicações==
 +
 
 +
[[Vortioxetina, bromidrato de|Vortioxetina]] é indicado para o tratamento do transtorno depressivo maior em adultos. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=12222412016&pIdAnexo=3082304 Bula do medicamento] Acesso em: 01/11/2016 </ref>
 +
 
 +
==Informações sobre o medicamento==
 +
 
 +
'''O medicamento [[Vortioxetina, bromidrato de|Vortioxetina]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
 +
 
 +
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.
 +
 
 +
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
 +
 
 +
Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:<ref>[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)]</ref>
 +
 
 +
*[[Amitriptilina, cloridrato|Amitriptilina]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
[[Vortioxetina, bromidrato de|Vortioxetina]] é indicada para o tratamento de transtorno depressivo maior (TDM) em adultos<ref> [http://www.ema.europa.eu/docs/pt_PT/document_library/EPAR_-_Product_Information/human/002717/WC500159449.pdf Resumo das características do medicamento Brintellix]</ref>.
+
*[[Carbonato de lítio]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
A [[Vortioxetina, bromidrato de|vortioxetina]] é considerada um antidepressivo multimodal pois combina ações em um único sistema de neurotransmissores. É um inibidor de recaptação de serotonina (SSRI) que é também um agonista de 5-HT1A, um agonista parcial dos receptores 5-HT1B e um antagonista de receptores 5-HT1D, 5-HT3 and 5-HT7<ref> [http://img.medscape.com/images/822/471/822471_reprint_por.pdf Reconhecendo e gerenciando a disfunção cognitiva no transtorno depressivo maior]</ref>.
+
*[[Clomipramina, cloridrato|Clomipramina]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
O transtorno depressivo maior (TDM), comumente referido como depressão, é um transtorno mental caracterizado por alterações de humor e outros sintomas que interferem com a capacidade da pessoa trabalhar, dormir, estudar, comer e desfrutar de atividades outrora prazerosas. Os episódios de depressão muitas vezes se repetem ao longo da vida de uma pessoa, embora alguns possam experimentar uma única ocorrência<ref>[http://www.news.med.br/p/pharma-news/501184/fda+aprova+nova+droga+para+o+tratamento+do+transtorno+depressivo+maior.htm FDA aprova nova droga para o tratamento do transtorno depressivo maior]</ref>.
+
*[[Fluoxetina, cloridrato|Fluoxetina]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
Outros sinais e sintomas do TDM incluem perda de interesse em atividades usuais, mudança significativa no peso ou apetite, insônia ou sono excessivo (hipersonia), agitação psicomotora, aumento da fadiga, sentimentos de culpa ou inutilidade, raciocínio lento ou com deficiência de concentração, tentativas de suicídio ou pensamentos suicidas. Nem todas as pessoas com TDM apresentam os mesmos sintomas<ref>[[http://www.news.med.br/p/pharma-news/501184/fda+aprova+nova+droga+para+o+tratamento+do+transtorno+depressivo+maior.htm FDA aprova nova droga para o tratamento do transtorno depressivo maior]]</ref>.
+
*[[Nortriptilina, cloridrato|Nortriptilina]] - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
 
  
O medicamento [[Vortioxetina, bromidrato de|vortioxetina]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.
+
Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto n. 7.508/2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
Alternativamente, o SUS disponibiliza os medicamentos: [[carbonato de lítio]] (estabilizador de humor), [[valproato de sódio]] ou [[ácido valpróico]] e [[carbamazepina]] (anticonvulsivantes), [[Amitriptilina, cloridrato|amitriptilina]], [[Clomipramina, cloridrato|clomipramina]], [[Nortriptilina, cloridrato|nortriptilina]] e [[Fluoxetina, cloridrato|fluoxetina]] (antidepressivos); [[haloperidol]] e [[Clorpromazina, cloridrato|clorpromazina]] (antipsicótico), [[clonazepam]] e [[diazepam]] (ansiolíticos), que são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
É importante ressaltar que qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que tenha-se o consentimento do médico assistente.  
  
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>

Edição das 18h25min de 1 de novembro de 2016

Classe terapêutica

Antidepressivo

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - N06AX26

Nomes comerciais

Brintellix

Indicações

Vortioxetina é indicado para o tratamento do transtorno depressivo maior em adultos. [1]

Informações sobre o medicamento

O medicamento Vortioxetina não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Entretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, que não necessariamente compõem a mesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Estão disponíveis no SUS, os seguintes medicamentos:[2]

  • Fluoxetina - Consulte aqui como ter acesso ao medicamento


Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto n. 7.508/2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

É importante ressaltar que qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que tenha-se o consentimento do médico assistente.

Referências

  1. Bula do medicamento Acesso em: 01/11/2016
  2. Os medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)