Mudanças entre as edições de "Riociguate"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
(Padronização no SUS)
Linha 20: Linha 20:
  
  
O fármaco '''Riociguat'' não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas.  
+
O fármaco '''Riociguat''' não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas.
 
 
  
 
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
 
==Informações sobre o medicamento/alternativas==

Edição das 14h55min de 17 de junho de 2016

Classe terapêutica

Estimulador da Guanilato Ciclase Solúvel

Nomes comerciais

Adempas

Principais informações

O Riociguat possui dois modos de ação, um agindo em sinergia com o óxido nítrico endógeno, e outro pela estimulação de uma enzima chamada Guanilato ciclase solúvel (GCs) nos vasos sanguíneos pulmonares, e tem como consequência o relaxamento e aumento do diâmetro dos vasos sanguineos pulmonares. Isto ajuda a baixar a pressão sanguínea nos pulmões e melhorar os sintomas da Hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC) e Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP). Este medicamento está indicado para ser usado em pacientes Classe II e III para HAP e HPTEC inoperável (grupo 4), persistente, ou recorrente após o tratamento cirúrgico em pacientes adultos (≥ 18 anos de idade) com HAP classificada pelo WHO em classe (FC) II ou III em Hipertensão pulmonar, se as seguintes condições forem atendidas, quais sejam: ser prescrito por um médico com experiência no diagnóstico e tratamento de HAP e HPTEC.[1]

É o primeiro fármaco a demonstrar eficácia em duas formas de hipertensão pulmonar, na HAP e HPTEC. Devido ao número de pacientes com HPTEC e HAP ser baixo, esta doença é considerada rara e o Riociguate foi designado como medicamento órfão.

O Riociguat está aprovado pela European Medicanes Agency (EMA), Food and Drugs Administration(FDA), Canada, entre outros.


Padronização no SUS

O fármaco Riociguat não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas.

Informações sobre o medicamento/alternativas

Alternativamente o Ministerio da Saude através do Componente Especializado de Assistencia farmacêutica (CEAF) [2] e de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – Hipertensão Arterial Pulmonar [3], o qual disponibiliza Sildenafila, Ambrisentana e Bosentana.

Acesso ao Componente Especializado de Assistência Farmacêutica - CEAF

Referências

  1. EMA Disponível em: http://www.ema.europa.eu/ema/index.jsp?curl=pages/medicines/human/medicines/002737/human_med_001733.jsp&mid=WC0b01ac058001d124. Acesso em 09/05/2016
  2. Dispõe sobre as regras de financiamento e execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7241&Itemid=82 Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013
  3. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – Hipertensão Arterial Pulmonar http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/dezembro/15/HAP.pdf