Mudanças entre as edições de "Caneta de epinefrina"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituindo texto '(RENAME) 2013' por '(RENAME) 2014')
Linha 2: Linha 2:
  
 
Adrenérgico, antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco
 
Adrenérgico, antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco
 +
 +
'''Não possui registro na Anvisa.'''
 +
 +
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] - C01CA24
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
Linha 7: Linha 11:
 
Epipen
 
Epipen
  
==Principais informações==
+
==Indicações==
 
 
O principio ativo da Caneta de Epinefrina Auto Injetora é a epinefrina (adrenalina). Através de sua aplicação é possível reverter os sintomas do choque anafilático se aplicado no início e  ganhar tempo até que o paciente obtenha maiores cuidados de um profissional da saúde. Sua ação é rápida reduzindo o inchaço dos brônquios e outras vias para facilitar a respiração. Aumenta a freqüência cardíaca e a pressão arterial<ref>[http://www.farmaimport.com.br/produto_id/168595/epipen-auto-injector-pack-02-injecoes-tester.html Epipen auto injector pack]</ref>.
 
 
 
Existem dois tipos de caneta no mercado, uma para pessoas até 30kg e outra para pessoas acima de 30kg<ref>[http://www.farmaimport.com.br/produto_id/168595/epipen-auto-injector-pack-02-injecoes-tester.html Epipen auto injector pack]</ref>.
 
 
 
Esse medicamento é indicado para o tratamento de emergência de reações alérgicas fatais (anafilaxia) causados por alérgenos, exercício, ou gatilhos desconhecidos; e para as pessoas que têm maior risco para estas reações. É usado para administração imediata como única terapia de suporte de emergência<ref> [https://www.epipen.com/] </ref>. Sendo assim, esse medicamento não é de uso contínuo.
 
Esse medicamento é importado sem registro na ANVISA.
 
 
 
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
A [[Caneta de epinefrina]] é indicada para o tratamento de emergência de reação alérgica potencialmente fatal (anafilaxia) causado por alérgenos, exercício ou gatilhos desconhecidos, e para pessoas que estão em maior risco de ter estas reações. É destinado para administração imediata como terapia de apoio de emergência. <ref> [https://www.epipen.com/  Site do medicamento] Acesso em: 22/07/2016 </ref>
  
A [[Caneta de epinefrina]] Auto Injetora não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser disponibilizada no momento. Não existem alternativas de uso emergencial disponibilizadas pelo SUS para essa finalidade.
+
==Informações sobre o medicamento==
  
Cabe ressaltar que, para atendimentos emergenciais, a epinefrina ampola injetável (adrenalina) está disponível nas unidades hospitalares de urgências e emergências, na atenção primária à saúde e no programa de saúde da família para utilização restrita a profissionais de saúde habilitados.
+
'''O medicamento [[caneta de epinefrina]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
Após a fase emergencial do choque anafilático (utilização de adrenalina), o SUS disponibiliza o anti-histamínico H1 de segunda geração [[Loratadina]] 10mg comprimido e 1mg/mL xarope, integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ainda, [[Loratadina]] 10mg está sendo disponibilizada na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0971_15_05_2012.html Portaria nº 971 de 15 de maio de 2012].
 
  
O SUS também disponibiliza os antialérgicos anti-histamínicos H1 de primeira geração, tais como [[Dexclorfeniramina, maleato|dexclorfeniramina]] 2mg em comprimido, 0,4 mg/mL em solução oral e 0,4 mg/mL, também integrante da RENAME 2014, cuja aquisição e distribuição são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Além disso, [[Dexclorfeniramina, maleato|dexclorfeniramina]] 2mg em comprimido e 0,4 mg/mL em solução oral estão sendo disponibilizados na Farmácia Popular e nas farmácias conveniadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, conforme Portaria [http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0971_15_05_2012.html Portaria 971 de 15 de maio de 2012].
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.  
  
Também, dexametasona, nas apresentações 4mg comprimido, elixir 0,1mg/ml, creme 0,1%, 4mg/ml solução injetável e colírio 0,1%, prednisona 20mg e 5mg  comprimidos,  prednisolona solução oral 1,34mg/ml e 4,02mg/ml, medicamentos glicocorticóides que podem estar indicados em casos de alergias e dermatites. São integrantes da RENAME 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos são responsabilidades dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.
+
Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
<references>
 
<references>

Edição das 19h38min de 29 de novembro de 2016

Classe terapêutica

Adrenérgico, antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco

Não possui registro na Anvisa.

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) - C01CA24

Nomes comerciais

Epipen

Indicações

A Caneta de epinefrina é indicada para o tratamento de emergência de reação alérgica potencialmente fatal (anafilaxia) causado por alérgenos, exercício ou gatilhos desconhecidos, e para pessoas que estão em maior risco de ter estas reações. É destinado para administração imediata como terapia de apoio de emergência. [1]

Informações sobre o medicamento

O medicamento caneta de epinefrina não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do Decreto nº 8.065/2013, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.

Sendo assim, o referido medicamento, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Referências

<references>
  1. Site do medicamento Acesso em: 22/07/2016