Importante informar que os medicamentos disponibilizados pelo SUS para o tratamento da Doença de Alzheimer pertencem à classe dos inibidores da colinesterase ([[rivastigmina]], [[galantamina]] e [[donepezila]]), e são indicados para o tratamento da Doença de Alzheimer por diminuir o catabolismo da acetilcolina e melhorar a transmissão neuronal colinérgica, que está comprometida nessa doença.
Já a [[memantina]] pertence a outra classe de medicamentos, é um antagonista de baixa afinidade dos receptores NMDA, portante portanto age de outra maneira no tratamento da doença. Ainda não existem estudos comparando os inibidores da acetilcolinesterase com a [[memantina]].
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, através do [http://www.projetodiretrizes.org.br/ans/diretrizes/doenca_de_alzheimer-prevencao_e_tratamento.pdf Projeto Diretrizes], recomenda iniciar o tratamento da doença de Alzheimer com os inibidores da colinesterase e somente acrescentar a [[memantina]] ao inibidor da colinesterase na fase moderada a grave da doença.