A Psicopedagogia psicopedagogia é a área do conhecimento cujo enfoque está no um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do indivíduomeio – família, construído a partir escola e sociedade – no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da interação com o meiopsicopedagogia. Para tanto, este processo é analisado de modo global, considerando o sujeito nos aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares e escolares.
A psicopedagogia nasceu como uma ocupação empírica pela necessidade de atender as crianças com dificuldades na aprendizagem, cujas causas eram estudadas pela medicina e pela psicologia. Com o decorrer do tempo o que inicialmente foi uma ação subsidiária destas disciplinas, perfilou-se como um conhecimento independente e complementar, possuidor de um objeto de estudo (o processo de aprendizagem) e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios.
Portanto, '''Tem caráter interdisciplinar a partir da articulação de áreas de conhecimentos afins, dentre elas: pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e medicina em suas especificidades.''' A literatura recente aponta a participação do profissional psicopedagogo tanto no '''âmbito escolar''' quanto no '''âmbito clínico''', e que esse profissional por meio de sua prática promove melhorias no processo de ensino aprendizagem de indivíduos com TEA. Além de colaborar com o processo de ensino-aprendizagem, contribui significativamente para a inclusão escolar desses alunos, podendo atuar no desenvolvimento da aprendizagem, linguagem e das relações sociais.
Na psicopedagogia clínica, o diagnóstico psicopedagógico é o ponto de partida do trabalho do psicopedagogo. A literatura recente aponta a participação devolutiva é o momento onde tudo o que se foi recebido do profissional psicopedagogo tanto no '''âmbito escolar''' quanto no '''âmbito clínico''', cliente e que esse profissional por meio de sua prática promove melhorias no processo seus responsáveis é “devolvido” em forma de ensino aprendizagem diagnósticos e/ou orientações. O informe psicopedagógico é o documento que o psicopedagogo elabora ao término da avaliação ou de alunos com TEAum acompanhamento psicopedagógico. Além de colaborar Por meio dele é possível passar informações sobre o processo que foi realizado com o processo de ensino-aprendizagemcliente, contribui significativamente encaminhamentos para a inclusão escolar desses alunos, podendo atuar no desenvolvimento da aprendizagem, linguagem profissionais e orientações à escola e das relações sociaisaos pais.