Alterações

Ir para: navegação, pesquisa

Suplemento alimentar a base de luteína e zeaxantina

1 429 bytes adicionados, 13h26min de 24 de julho de 2023
Principais Informações
Em nenhuma hipótese, um suplemento alimentar pode apresentar indicação de prevenção, tratamento ou cura de doenças. Esse tipo de alegação é restrita a medicamentos e precisam ser comprovadas por outros meios. <ref>[https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/suplementos-alimentares Informações da ANVISA] Acesso em 16/05/2023</ref>
'''EVIDÂNCIAS CIENTÍFICAS'''
 
Conforme as evidências científicas disponíveis, temos as seguintes informações:
 
'''Uso de suplementos de luteína, zeaxantina, vitaminas e minerais'''
 
- O uso de suplementos de vitamina E, betacaroteno, vitamina C e mutivitamínico (Centrum Siver) não previne ou retarda o aparecimento de DRMI <ref>[https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD000253.pub4/full?highlightAbstract=macular%7Czeaxanthins%7Clutein%7Cdegeneration%7Czeaxanthin%7Cdegener Revisão Cochrane] Acesso em 24/07/2023</ref>
 
- Tomar luteína sozinha (ou combinada com zeaxantina), ou vitamina E, '''pode ter pouco ou nenhum efeito''' na progressão para DMRI tardia e perda de visão (evidência de baixa qualidade).(2)
 
'''Consumo de alimentos fonte de luteína, zeaxantina, vitamina e minerais'''
 
- Uma dieta saudável com uma variedade de frutas e vegetais frescos trará muitos benefícios e é improvável que seja prejudicial. (2)
 
- Espinafre, couve, salsinha, brócolis, ervilhas, alface, aspargos, abóbora cozida, gema de ovos, milho, laranja, tomate e abacate são fontes alimentares importantes de luteína e zeaxantina. Com a inserção de alguns destas alimentos, nas refeições diárias, pode ser alcançada a ingestão superior a 10mg de luteína e zeaxantina diariamente. (3)
 
- A literatura mostra que a absorção de nutrientes a partir dos alimentos é superior aos suplementos.
DESCRIÇÃO ESPECÍFICA:
735
edições

Menu de navegação