Mudanças entre as edições de "Cetoconazol"

De InfoSUS
Ir para: navegação, pesquisa
m (Substituindo texto '[http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/rename_anexos_versao_08_08_2013.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica)]' )
m (Substituindo texto '[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=4895&Itemid=128 Deliberação 192/CIB/11 de 22 de julho de 2011]' por '[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&)
Linha 20: Linha 20:
 
[http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_cbaf_nova.pdf Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013] - Dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
 
[http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_cbaf_nova.pdf Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013] - Dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
  
[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=4895&Itemid=128 Deliberação 192/CIB/11 de 22 de julho de 2011]
+
[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013]
  
 
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
 
==Informações sobre o medicamento/alternativas==

Edição das 20h02min de 20 de fevereiro de 2014

Classe terapêutica

Agente antifúngico

Nomes comerciais

Aciderm, Arcolan, Candiderm, Candoral, Cetocona, Cetoconalab, Cetoderm, Cetohexal, Cetomed, Cetomizol, Cetonax, Cetoneo, Cetonil, Cetonin, Cetozan, Cetozaz, Cetozol, Dermicasp, Dermitrat, Dermoseptil, Fungonazol, Fungoral, Ketonan, Ketonazol, genérico.

Principais informações

O cetoconazol é um fármaco antimicótico indicado para o tratamento de inúmeras patologias provocadas por fungos. Para uso tópico, é indicado no tratamento das dermatofitoses cutâneas provocadas por Tinea cruris e T. versicolor, candidíase cutânea e dermatites seborréicas.

Portanto, este medicamento age sobre fungos e leveduras causadores da ptiríase versicolor, dermatite seborréica e caspa, aliviando o prurido e a descamação [1]

O cetoconazol é indicado também para micoses sistêmicas, micoses gastrintestinais resistentes, candidíases mucocutâneas resistentes., candidíases vaginais resistentes, infecções da pele ou dos dedos das mãos devidas a Dermatophytes.

O cetoconazol é contra-indicado em casos de gravidez e aleitamento. Podem ocorrer interações medicamentosas com antiácidos, antagonistas H2 e inibidores da bomba de prótons. Estes reduzem significativamente a absorção do cetoconazol. A carbamazepina, fenitoína, fenobarbital e rifampicina induzem o metabolismo do cetoconazol, reduzindo as suas concentrações plasmáticas. O cetoconazol potencia o efeito anticoagulante da varfarina e de outros cumarínicos bem como os efeitos da fenitoína, por inibição do seu metabolismo.

Padronização no SUS

Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2013 (Relação Nacional de Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica)

Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013 - Dispõe sobre as normas de financiamento e de execução do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)

Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013

Informações sobre o medicamento/alternativas

O medicamento cetoconazol xampu é integrante da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição deste medicamento é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Alternativamente às outras apresentações de cetoconazol, estão disponíveis os antifúngicos fluconazol 100 e 150mg, itraconazol 100mg e 10mg/ml e miconazol creme 2%, que também são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2012. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão.

Referências

  1. ANVISA, Bulário Eletrônico online, 2012