==Classe terapêutica==
Antivasoconstritor e antiisquêmico cerebral, vasodilatador Vasodilatadores cerebrais [[Classificação Anatômica Terapêutica Química (antagonista dos canais de cálcio diidropiridínicoATC)]] - C08CA06
==Nomes comerciais==
Eugerial, Oxigen, Miocardil, NimobalNimopax, Nimovas, Noodipina, NimotopOxigen, Vasodipina ==Indicações== [[Nimodipino]] é um medicamento que age nas células nervosas (é um agente terapêutico cerebral antagonista do cálcio), utilizado para profilaxia e tratamento das deficiências neurológicas isquêmicas causadas por espasmos dos vasos cerebrais, após hemorragia subaracnóidea consequente a aneurisma. Tratamento das alterações orgânicas cerebrais decorrentes do envelhecimento, como alterações de memória, comportamento e concentrações e da labilidade emocional. Antes de iniciar o uso de nimodipino estabelecer se os sintomas não são causados por doença que necessite de tratamento específico. <ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=4192282015&pIdAnexo=2620655 Bula do medicamento] Acesso em: 28/11/2016 </ref> ==Informações sobre o medicamento== '''O medicamento [[nimodipino]] não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
==Principais informações==A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Art. 33 do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8065.htm Decreto nº 8.065/2013], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - PCDT.
[[Nimodipino]] é um Sendo assim, o referido medicamento que age nas células nervosas (, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é um agente terapêutico cerebral antagonista do cálcio)<ref>[http://cdn-1.consultaremedios.com.br/bulas/novas/nimodipino%20ems.pdf Bula do medicamento]</ref>fornecido pelo Estado.
Está indicado para profilaxia e tratamento das deficiências neurológicas isquêmicas causadas por espasmos dos vasos cerebraisEntretanto, cabe salientar que o SUS disponibiliza diversos medicamentos, após hemorragia subaracnóidea conseqüente que não necessariamente compõem a aneurismamesma classe farmacológica, mas possuem indicação para mesma patologia. Também para tratamento das alterações orgânicas cerebrais decorrentes do envelhecimentoEstão disponíveis no SUS, como alterações de memória, comportamento e concentrações e da labilidade emocionalos seguintes medicamentos:<ref>[http://cdn-1bvsms.consultaremediossaude.comgov.br/bulasbvs/novaspublicacoes/nimodipino%20emsformulario_terapeutico_nacional_2010.pdf Bula do medicamentoOs medicamentos informados foram sugeridos com base no Formulário Terapêutico Nacional (2010) e Rename (2014)]</ref>.
O nimodipino tem efeito fundamentalmente antivasoconstritor e antiisquêmico cerebral. Os estudos realizados em pacientes com transtornos agudos da perfusão cerebral mostraram que o nimodipino dilata os vasos sanguíneos cerebrais, aumentando o fluxo sanguíneo cerebral. Em geral, o aumento na perfusão é mais acentuado na região cerebral lesada ou subperfundida do que nas regiões sadias. O nimodipino reduz significativamente a lesão neurológicas isquêmica e a mortalidade em pacientes com hemorragia subaracnoidea. O nimodipino protege os neurônios e estabiliza suas funções, promove o fluxo sanguíneo cerebral e amplia a tolerabilidade isquêmica agindo nos receptores neuronais e vasculares cerebrais ligados ao canal de cálcio. Demonstrou-se clinicamente que o nimodipino melhora os transtornos de memória e a concentração em pacientes com comprometimento da função cerebral. Outros sintomas típicos também foram favoravelmente influenciados, tendo-se demonstrado os efeitos benéficos na avaliação da impressão clínica global e dos transtornos individuais, pela observação do comportamento e por testes psicométricos de desempenho<ref>*[[http://cdnAnlodipino]] -1.consultaremedios.com.br/bulas/novas/nimodipino%20ems.pdf Bula do Consulte aqui como ter acesso ao medicamento]</ref>.
==Informações sobre Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o medicamentoArt. 27, §1º, do [http:/alternativas==/www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto n. 7.508/2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
[[Nimodipino]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da SaúdeÉ importante ressaltar que para qualquer substituição de medicamento, é imprescindível que se tenha o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momentoconsentimento do médico assistente.
==Referências==
<references>