Mudanças entre as edições de "Diclofenaco sódico + fosfato de codeína"

(Principais informações)
m (Substituição de texto - "==Referências== <references/> *'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''" por "==Referências== <references/> '''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.''''' ")
 
(34 revisões intermediárias por 10 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
Analgésico e anti-inflamatório
+
'''O medicamento em associação diclofenaco sódico + fosfato de codeína não possui registro sanitário ativo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, portanto, não é produzido e comercializado em território nacional''' <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/169743?nomeProduto=Codaten Registro ANVISA cancelado/caduco]</ref>.
  
==Nomes comerciais==
+
'''Categoria:''' medicamento
  
Codaten
+
'''Classe terapêutica:''' analgésicos narcótico <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/169743?nomeProduto=Codaten Classe Terapêutica do medicamento Codaten ® - Registro ANVISA cancelado/caduco] </ref>
  
==Principais informações==
+
== Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) ==
  
[[Diclofenaco sódico + fosfato de codeína]] possui efeito analgésico e anti-inflamatório<ref>[https://portal.novartis.com.br/upload/imgconteudos/1498.pdf Bula do medicamento]</ref>.
+
Analgésicos <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=N02 Grupo ATC]</ref> - N02AA59 <ref>[https://www.whocc.no/atc_ddd_index/?code=N02AA59 Código ATC]</ref>
  
O diclofenaco sódico é um analgésico anti-inflamatório não-esteróide que inibe de forma eficaz a síntese de prostaglandina, com um efeito analgésico periférico nítido, representando uma opção em dores pós-operatórias e provenientes de infecções, em conseqüência de seu efeito adicional antiinflamatório. O fosfato de codeína inibe as aferências nervosas sensitivas (dolorosas) em vários planos do sistema nervoso central, inibindo a liberação dos neurotransmissores e ativando as vias inibidoras. Os efeitos são obtidos parcialmente através da morfina endógena (metabólica). Os diferentes mecanismos de ação dos componentes desta associação determinaram um efeito analgésico, tornando a associação de [[diclofenaco sódico + fosfato de codeína]] adequada especialmente ao tratamento de dores fortes ou muito fortes em doenças malignas, bem como após intervenções cirúrgicas<ref>[http://app.bulas.med.br/bulas/#reader&k=bulas&id=10901 Bula do medicamento]</ref>.
+
==Nomes comerciais==
 
 
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
 
 
 
A associação dos princípios ativos [[diclofenaco sódico + fosfato de codeína]] não está padronizada em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente. Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado.
 
  
Alternativamente, as unidades locais de saúde (postos de saúde) disponibilizam os anti-inflamatórios analgésicos [[ibuprofeno]] 200mg, 600mg e 20mg/ml, [[ácido acetilsalicílico]] 500mg e os analgésicos e antitérmicos [[paracetamol]] 500 mg e 200mg/ml e [[Dipirona sódica]] 500mg/ml, pois são integrantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) 2014. A aquisição e distribuição destes medicamentos é responsabilidade dos municípios, os quais recebem recursos financeiros das três esferas em gestão. Ressalta-se que a disponibilização destes medicamentos é obrigatória, de acordo com a [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7659&Itemid=128 Deliberação 501/CIB/13 de 27 de novembro de 2013], visando garantir as linhas de cuidado das doenças contempladas no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, indicados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), de acordo com a necessidade local/regional.
+
Codaten ®
  
Para o tratamento do alívio da dor crônica (CID10: R52.1, R52.2) o SUS oferece o medicamento [[gabapentina]] por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, o qual busca prover a integralidade de tratamento no âmbito do sistema. Esse Componente é regulamentado pela [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pt_gm_ms_1554_2013.pdf Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013] e [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7242&Itemid=85 Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013].
+
== Indicações ==
  
 +
O medicamento '''diclofenaco sódico + fosfato de codeína''' é indicado para o tratamento de dores causadas por tumores, sobretudo no caso de comprometimento esquelético ou em edemas inflamatórios peritumorais; dores intensas ou muito intensas após intervenções cirúrgicas <ref>[https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/codaten.pdf Bula do medicamento Codaten ®  – Bula do profissional] </ref>.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>
 +
'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''

Edição atual tal como às 20h28min de 25 de março de 2025

Índice

Registro na Anvisa

O medicamento em associação diclofenaco sódico + fosfato de codeína não possui registro sanitário ativo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, portanto, não é produzido e comercializado em território nacional [1].

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: analgésicos narcótico [2]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Analgésicos [3] - N02AA59 [4]

Nomes comerciais

Codaten ®

Indicações

O medicamento diclofenaco sódico + fosfato de codeína é indicado para o tratamento de dores causadas por tumores, sobretudo no caso de comprometimento esquelético ou em edemas inflamatórios peritumorais; dores intensas ou muito intensas após intervenções cirúrgicas [5].

Referências