Mudanças entre as edições de "Trimebutina, maleato de"

(Criou página com '==Classe terapêutica== Antiespasmódico ==Nomes comerciais== Digedrat, Trimeb ==Principais informações== Trimebutina é destinado ao tratame...')
 
m (Substituição de texto - "ceos.saude.sc.gov.br" por "infosus.saude.sc.gov.br")
 
(16 revisões intermediárias por 5 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
Antiespasmódico
 
  
 +
'''SIM'''
 +
 +
'''Categoria:''' medicamento
 +
 +
'''Classe terapêutica:''' antiespasmódicos <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/818584?substancia=6112&situacaoRegistro=V Classe Terapêutica do medicamento Digedrat ® - Registro ANVISA]</ref>
 +
 +
== Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) ==
 +
 +
Medicamentos para transtornos gastrointestinais funcionais <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=A03&showdescription=no Grupo ATC] </ref> - A03AA05 <ref>[https://atcddd.fhi.no/atc_ddd_index/?code=A03AA05 Código ATC] </ref>
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
  
Digedrat, Trimeb
+
Digedrat ®, Irritratil ®, Modulatri ®, Tribugestex ®, Trimeb ®, Trimexium ®
  
==Principais informações==
+
== Indicações ==
[[Trimebutina, maleato de|Trimebutina]] é destinado ao tratamento de alterações do funcionamento da coordenação de contração do aparelho digestivo. Estas alterações podem estar relacionadas ao movimento contrário do ácido do estômago e esôfago (refluxo gastresofágico, que causa azia), dificuldade de esvaziamento do estômago (empachamento), aumento da motilidade intestinal (diarreia), diminuição da motilidade intestinal (prisão de ventre) e dor causada por contrações não coordenadas no intestino (cólicas intestinais). Tais situações são comuns a várias doenças como dispepsia (conjunto de sintomas relacionados ao trato gastrintestinal superior, como dor, queimação ou desconforto na região superior do abdômen, que podem estar associados à saciedade precoce, empachamento pósprandial, náuseas, vômitos, sensação de distensão abdominal, cujo aparecimento ou piora dos sintomas pode ou não estar relacionado à alimentação ou ao estresse), síndrome do intestino irritável (provoca dor abdominal, constipação, diarreia e cãibras) e constipação (prisão de ventre), entre outras, e seu médico pode esclarecer melhor o seu diagnóstico.<ref>[http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=700322015&pIdAnexo=2420108 Bula do Medicamento]</ref>
 
  
 +
O medicamento '''maleato de trimebutina''' como modulador da musculatura gastrointestinal, atua como normalizador, porém não como depressor do peristaltismo fisiológico. Este modo de ação também confere ao referido medicamento propriedades antiespasmódicas. O medicamento apresenta benefícios no controle sintomático dos processos dolorosos decorrentes das afecções motoras relacionadas a seguir: odinofagia secundária ao refluxo gastroesofágico, dispepsia funcional não ulcerosa, dores e cólicas decorrentes de espasmos gastrintestinais, Síndrome do Cólon Irritável. Os portadores de refluxo gastresofágico podem se beneficiar do efeito de esvaziamento gástrico proporcionado pelo '''maleato de trimebutina''', além de seu efeito modulador sensorial, aliviando a sintomatologia dolorosa decorrente desta situação. Também está indicado no preparo para procedimentos diagnósticos radiológicos e endoscópicos, favorecendo o esvaziamento gástrico e, como isso, evitando náuseas e vômitos (no trânsito baritado superior); e na colonoscopia, para diminuição da contratilidade colônica, que costuma prejudicar a visualização neste tipo de exame <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?numeroRegistro=178170113 Bula do medicamento Digedrat ® - Bula do Profissional]</ref>.
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
== Informações sobre o medicamento==
Este medicamento não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde,o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Por esse motivo, não poderá ser fornecido no momento.Não há alternativa equivalente a este medicamento disponível no SUS no momento.
 
  
 +
O medicamento '''trimebutina, maleato não pertence''' ao elenco da [https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024)], que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na [http://infosus.saude.sc.gov.br/index.php/Elenco_de_Medicamentos_-_CEAF lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde], não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
 
 +
<references/>

Edição atual tal como às 16h22min de 13 de março de 2025

Índice

Registro na Anvisa

SIM

Categoria: medicamento

Classe terapêutica: antiespasmódicos [1]

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)

Medicamentos para transtornos gastrointestinais funcionais [2] - A03AA05 [3]

Nomes comerciais

Digedrat ®, Irritratil ®, Modulatri ®, Tribugestex ®, Trimeb ®, Trimexium ®

Indicações

O medicamento maleato de trimebutina como modulador da musculatura gastrointestinal, atua como normalizador, porém não como depressor do peristaltismo fisiológico. Este modo de ação também confere ao referido medicamento propriedades antiespasmódicas. O medicamento apresenta benefícios no controle sintomático dos processos dolorosos decorrentes das afecções motoras relacionadas a seguir: odinofagia secundária ao refluxo gastroesofágico, dispepsia funcional não ulcerosa, dores e cólicas decorrentes de espasmos gastrintestinais, Síndrome do Cólon Irritável. Os portadores de refluxo gastresofágico podem se beneficiar do efeito de esvaziamento gástrico proporcionado pelo maleato de trimebutina, além de seu efeito modulador sensorial, aliviando a sintomatologia dolorosa decorrente desta situação. Também está indicado no preparo para procedimentos diagnósticos radiológicos e endoscópicos, favorecendo o esvaziamento gástrico e, como isso, evitando náuseas e vômitos (no trânsito baritado superior); e na colonoscopia, para diminuição da contratilidade colônica, que costuma prejudicar a visualização neste tipo de exame [4].

Informações sobre o medicamento

O medicamento trimebutina, maleato não pertence ao elenco da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - RENAME (2024), que contempla os medicamentos e insumos disponíveis no SUS. Também não se encontra na lista de medicamentos padronizados do Ministério da Saúde, não existindo nenhum protocolo específico para sua liberação pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Referências