Mudanças entre as edições de "Óleo de Lorenzo"

(Criou página com '==Classe terapêutica== Suplemento alimentar ==Nomes comerciais== Óleo de Lorenzo ==Principais informações== O óleo de Lorenzo é um suplemento alimentar com trioleat...')
 
m (Substituição de texto - "==Referências== <references/> *'''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''" por "==Referências== <references/> '''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.''''' ")
 
(3 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
 
==Classe terapêutica==
 
==Classe terapêutica==
  
Suplemento alimentar
+
[[Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC)]] – Não consta
 +
 
 +
Este produto não possui cadastro/registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
  
 
==Nomes comerciais==
 
==Nomes comerciais==
Linha 7: Linha 9:
 
Óleo de Lorenzo
 
Óleo de Lorenzo
  
==Principais informações==
+
==Indicações==
 
 
O óleo de Lorenzo é um suplemento alimentar com trioleato de glicerol e trierucato de glicerol, utilizado no tratamento da adrenoleucodistrofia, uma doença rara também conhecida como doença de Lorenzo <ref>[http://www.tuasaude.com/oleo-de-lorenzo/ Bula do medicamento]</ref>. 
 
 
 
A adrenoleucodistrofia (ALD) é uma patologia ligada ao cromossomo X caracterizada por desmielinização progressiva do sistema nervoso central (SNC) (cérebro e medula espinhal) e insuficiência supra-renal periférica (doença de Addison). A forma cerebral da ALD juvenil (45% dos casos) afeta jovens do sexo masculino previamente saudáveis entre os 5 e os 12 anos de idade. As primeiras manifestações da doença consistem em déficits cognitivos moderados, seguidos por desmielinização progressiva do SNC, com diminuição da acuidade visual, surdez neuro-sensorial, ataxia cerebelosa, hemiplegia, convulsões e demência, conduzindo a um estado neurovegetativo ou à morte em alguns anos<ref>[http://www.orpha.net/consor/cgi-bin/OC_Exp.php?Expert=43&lng=PT]</ref>.
 
 
 
A forma adulta, designada adrenomieloneuropatia (AMN), é caracterizada por paraparesia espástica (perda parcial das funções motoras dos membros inferiores), alterações da marcha, patologia urinária e disfunção sexual, com início entre os 20 e os 45 anos. A doença progride para paraparesia grave complicada por desmielinização cerebral em 30% dos casos. O diagnóstico é confirmado pela demonstração de concentrações elevadas de ácidos gordos de cadeia muito longa (AGCML) no plasma ou fibroblastos. O transplante medular alogênico, desde que realizado numa fase inicial da doença, pode estabilizar e até reverter a desmielinização em rapazes com a forma cerebral. Não está demonstrado que qualquer outra terapia (óleo de Lorenzo, imunossupressores, beta-interferon) seja eficaz<ref>[http://www.orpha.net/consor/cgi-bin/OC_Exp.php?Expert=43&lng=PT]</ref>.
 
  
 +
O produto [[óleo de Lorenzo]] tem como indicação nutrição oral ou enteral, que contém uma mistura de quatro partes de trioleato de glicerol (fonte de ácido oleico) e uma parte de trierucato de glicerol (fonte de ácido erucico).    <ref>[http://www.danonenutricao.com.br/produtos/oleo-de-lorenzo Informações do produto] Acesso 09/08/2018</ref>
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
==Informações sobre o produto==
  
O medicamento [[Óleo de Lorenzo]] não está padronizado em nenhum dos programas do Ministério da Saúde, o qual é responsável pela seleção e definição dos medicamentos a serem fornecidos pelos referidos programas. Ainda, compete a esse órgão elaborar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para tratamento da patologia que acomete o paciente.
+
'''O produto óleo de Lorenzo não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ([[RENAME]]) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).'''
  
Sendo assim, cumpre ser informado que o medicamento referido, por não estar padronizado, não é fornecido pelo Estado. Não existem alternativas terapêuticas disponibilizadas pelo SUS para essa patologia.
+
A [[RENAME]] contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7646.htm Decreto nº 7.646, de 21 de dezembro de 2011], a atualização da [[RENAME]] compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – [[CONITEC]], a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.
  
 +
Sendo assim, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
<references>
+
<references/>
 +
'''''As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.'''''

Edição atual tal como às 20h33min de 25 de março de 2025

Índice

Classe terapêutica

Classificação Anatômica Terapêutica Química (ATC) – Não consta

Este produto não possui cadastro/registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Nomes comerciais

Óleo de Lorenzo

Indicações

O produto óleo de Lorenzo tem como indicação nutrição oral ou enteral, que contém uma mistura de quatro partes de trioleato de glicerol (fonte de ácido oleico) e uma parte de trierucato de glicerol (fonte de ácido erucico). [1]

Informações sobre o produto

O produto óleo de Lorenzo não pertence ao elenco de medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A RENAME contempla os medicamentos e insumos disponibilizados no SUS por meio dos Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica, além de determinados medicamentos de uso hospitalar. Conforme o Decreto nº 7.646, de 21 de dezembro de 2011, a atualização da RENAME compete à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, a qual tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT.

Sendo assim, por não estar padronizado em nenhum dos Componentes da Assistência Farmacêutica, não é fornecido pelo Estado.

Referências

  1. Informações do produto Acesso 09/08/2018

As demais referências utilizadas para elaboração deste medicamento constam em forma de link no decorrer do texto.