Mudanças entre as edições de "Boceprevir"

m (Substituindo texto 'O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se ao Centro de Custo pa)
(Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS)
 
(62 revisões intermediárias por 10 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
==Classe terapêutica==
+
== Registro na Anvisa ==
  
inibidor da protease
+
'''O medicamento boceprevir não possui registro sanitário ativo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, portanto, não é produzido e comercializado em território nacional''' <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/747537?substancia=25306&substanciaDescricao=boceprevir Registro ANVISA cancelado/caduco]</ref>.
  
==Nomes comerciais==
+
'''Categoria:''' medicamento 
  
Victrelis
+
'''Classe terapêutica:''' antiviróticos (inibe a replicação virótica) <ref>[https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/747537?substancia=25306&substanciaDescricao=boceprevir Classe Terapêutica do medicamento Victrelis ® - Registro ANVISA cancelado/caduco]</ref>
  
==Principais informações==
+
==Nomes comerciais==
  
O medicamento boceprevir é um inibidor da protease indicado  para tratamento  de  infecção  crônica  pelo vírus da hepatite  C (HCV). Bloqueia uma enzima denominada protease NS3 do HCV e que está associada à replicação do vírus. Quando a enzima é bloqueada, o vírus não se replica normalmente, o que atrasa a taxa de replicação e ajuda a eliminar o vírus. 
+
Victrelis ®
  
É administrado por via oral, sendo usado em combinação com interferon alfa peguilado e ribavirina no tratamento de adultos com genótipo 1 do  HCV crônico, em pacientes com doença hepática compensada previamente não-tratada ou que não tenham respondido ao tratamento anterior <ref> [http://www.dialogoroche.com.br/content/dam/dialogo/pt_br/Bulas/V/Victrelis/Victrelis.pdf. Bula do medicamento Victrelis] </ref>
+
==Indicações==
 +
O medicamento '''boceprevir''' é  indicado para o tratamento da infecção crônica do genótipo 1 da hepatite C (CHC), em combinação com peginterferon alfa e ribavirina, em pacientes adultos (≥18 anos de idade) com doença hepática compensada, incluindo cirrose, que não foram tratados anteriormente ou que falharam na terapia anterior com interferon e ribavirina. Este medicamento não deve ser usado como monoterapia <ref>[https://www.accessdata.fda.gov/drugsatfda_docs/label/2011/202258lbl.pdf Bula do medicamento - ''Food and Drug Administration'' (FDA)]</ref>.
  
== Padronização no SUS ==
+
== Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS ==
  
[http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sctie/2012/prt0020_25_07_2012.html Portaria nº 20, de 25 de julho de 2012]
+
Os seguintes medicamentos (''clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo'') '''estão disponíveis no âmbito do SUS pelo  Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) para o tratamento da hepatite C e coinfecções''' <ref>[https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relacao_nacional_medicamentos_2024.pdf RENAME 2024]</ref><ref>[https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/pcdt_hepatitec_e_coinfeccoes_2018.pdf Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Hepatite C e coinfecções] </ref>:
  
[http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Rel_IP_Hepatite_C_final.pdf Relatório de Recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS - CONITEC - sobre Inibidores da Protease para o tratamento da Hepatite Crônica C]
+
*[[Alfapeguinterferona 2a]]  
  
[http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/publicacao/2011/49960/web_suplemento_2_protocolo_hepatite_c_pdf_98045.pdf Suplemento 2 do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite Viral C e Coinfecções]
+
*[[Daclatasvir]]  
  
[http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/nt_conjunta_01_2013_ddahv_daf_ms.pdf NOTA TÉCNICA CONJUNTA nº. 01/2013 - DDAHV/SVS/MS e DAF/SCTIE/MS]
+
*[[Glecaprevir + pibrentasvir]]
  
[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7241&Itemid=82 Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013] - Dispõe sobre as regras de financiamento e execução
+
*[[Ledipasvir + Sofosbuvir]]
do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
  
[http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7242&Itemid=85 Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013]
+
*[[Sofosbuvir]]  
  
==Informações sobre o medicamento/alternativas==
+
*[[Sofosbuvir + Velpatasvir]]
  
O medicamento '''boceprevir''' 200mg está padronizado pelo Ministério da Saúde, através do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, conforme [http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pt_gm_ms_1554_2013.pdf Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013] e [http://portalses.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7242&Itemid=85 Anexos da Portaria nº 1554 de 30 de julho de 2013], para o tratamento da Hepatite C (CID 10 B182), segundo critérios estabelecidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.
+
'''Observação:''' ''Os medicamentos [[Filgrastim]] e [[Alfaepoetina]] estão padronizados para pessoas com hepatite C, pelo CEAF, para o manejo de efeitos adversos, neutropenia e anemia, respectivamente''.
  
O acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica se dá através de abertura de processo de solicitação de medicamento, devendo o paciente ou, na sua impossibilidade, o seu cuidador, dirigir-se à Unidade de Assistência Farmacêutica - UFAs para este Programa, a qual o município onde reside está vinculado.
+
'''''Importante:''''' As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011], os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.
  
 
==Referências==
 
==Referências==
 
 
<references/>
 
<references/>

Edição atual tal como às 17h54min de 21 de março de 2025

Índice

Registro na Anvisa

O medicamento boceprevir não possui registro sanitário ativo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, portanto, não é produzido e comercializado em território nacional [1].

Categoria: medicamento 

Classe terapêutica: antiviróticos (inibe a replicação virótica) [2]

Nomes comerciais

Victrelis ®

Indicações

O medicamento boceprevir é indicado para o tratamento da infecção crônica do genótipo 1 da hepatite C (CHC), em combinação com peginterferon alfa e ribavirina, em pacientes adultos (≥18 anos de idade) com doença hepática compensada, incluindo cirrose, que não foram tratados anteriormente ou que falharam na terapia anterior com interferon e ribavirina. Este medicamento não deve ser usado como monoterapia [3].

Alternativas terapêuticas disponíveis no SUS

Os seguintes medicamentos (clique no nome do medicamento para consultar como ter acesso ao mesmo) estão disponíveis no âmbito do SUS pelo Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) para o tratamento da hepatite C e coinfecções [4][5]:

Observação: Os medicamentos Filgrastim e Alfaepoetina estão padronizados para pessoas com hepatite C, pelo CEAF, para o manejo de efeitos adversos, neutropenia e anemia, respectivamente.

Importante: As alternativas terapêuticas mencionadas consideram as indicações clínicas previstas na bula do medicamento, e têm como propósito nortear os usuários da plataforma InfoSUS quanto às opções terapêuticas disponíveis no SUS. Além dos medicamentos citados acima, deverá ser consultada a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de cada município, pois conforme o Art. 27, §1º, do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, os entes federativos poderão ampliar o acesso do usuário à assistência farmacêutica, desde que questões de saúde pública o justifiquem.

Referências